A BMW marca presença na Consumer Electronics Show (CES), realizada em Las Vegas, com um inédito conceito de carro elétrico que antecipa tecnologias inéditas que estarão presentes na próxima geração de veículos elétricos da marca premium alemã.
O conceito de sedã médio adianta a linguagem e tecnologia de estilo para a próxima Neue Klasse da marca, sendo que o primeiro deles entrará em produção em 2025 sob a forma de um sedã elétrico com porte de BMW Série 3. Atenção, a BMW diz que o design do i Vision Dee - onde "Dee" significa Experiência Emocional Digital - foi deliberadamente simplificado para que o CES se concentrasse na experiência digital e no DNA da marca BMW.
As principais características do estilo exterior incluem o design clássico do sedã de três volumes e a reimaginada grade renal da BMW, faróis circulares duplos com ícones "phygital" (fusão de físicos e digitais) em substituição aos elementos analógicos.
O veículo está também equipado com tecnologia E Ink a cores e pode apresentar o seu exterior em até 32 cores - ou combiná-las - graças a uma película ePaper que cobre toda a carroceria, dividida em 240 segmentos E Ink controlados individualmente. Esta é uma evolução do BMW iX Flow preto e branco com E Ink revelado na CES 2022.
No interior, a digitalização anda de mãos dadas com o minimalismo, com a BMW oferecendo o menor número possível de materiais, controles de funcionamento e mostradores para assegurar que nada prejudicará a experiência digital.
Outro elemento que vale a pena mencionar é o volante não convencional com um raio central vertical e pontos sensíveis ao toque que ganham vida quando abordados ou tocados pelo polegar do condutor. Estes pontos controlam a seleção do conteúdo projetado no para-brisas e, juntamente com o mostrador Head-Up, apoiam o princípio de "mãos no volante, olhos na estrada".
E falando de Head-Up display, ele se estende-se por toda a extensão do para-brisas, uma característica que também será encontrada nos modelos do Neue Klasse, de 2025. O para-brisas só se torna reconhecível como um mostrador quando é ativado. A BMW diz que isso demonstra o enorme potencial da tecnologia de projeção.
O chamado BMW Mixed Reality Slider é o controle operacional central do BMW i Vision Dee. Trabalhando em conjunto com o visor Head-Up, o sistema permite ao condutor decidir quanto conteúdo digital quer ver no para-brisas, utilizando sensores de tecnologia no painel de instrumentos.
A seleção em cinco passos vai desde o analógico, à informação relacionada com a condução, ao conteúdo do sistema de comunicações, à projeção de realidade aumentada, e à entrada em mundos virtuais. Falando deste último, os vidros podem ser escurecidas para gradualmente desaparecer a realidade, permitindo aos passageiros experimentar a realidade mista de uma forma imersiva, sem necessidade de ferramentas adicionais.
Outra característica interessante do BMW i Vision Dee é o cenário de boas-vindas personalizado, que combina elementos gráficos, luz e efeitos sonoros. Os faróis e a grade renal fechada da BMW formam um ícone comum numa superfície uniforme, permitindo que o veículo produza diferentes expressões faciais.
Segundo a BMW, "o i Vision Dee pode falar com as pessoas e, ao mesmo tempo, exprimir estados de espírito como alegria, espanto ou aprovação visual". Pode também projetar uma imagem do avatar do condutor na janela lateral para personalizar ainda mais o cenário de boas-vindas.
Infelizmente, nenhuma especificação técnica sobre o Vision i Dee foi revelada, mas a BMW diz que este fornecerá mais informações e prévias do revolucionário conceito de veículo do Neue Klasse ao longo deste ano.
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028