CES: Mercedes-Benz terá rede de recarga própria com mais de 10 mil pontos
Com investimento de US$ 1 bilhão, carregadores estarão abertos para todos, mas donos de Mercedes-Benz terão preferência
A Mercedes-Benz anunciou na CES 2023 o projeto de uma rede global de recarga que estreará na América do Norte. A construção em locais nos Estados Unidos e Canadá começa este ano. Futuramente serão instalados os pontos na Europa, China, e outros mercados. O objetivo é ter a rede completa operando antes do final da década.
O projeto será fruto de uma parceria da Mercedes-Benz com a MN8 Energy. O investimento anunciado será de 1 milhão de dólares, com os custos divididos entre as duas empresas, para construção da rede norte-americana ao longo dos próximos seis a sete anos. Até 2027, o objetivo é que sejam instalados 400 hubs, que fornecerão mais de 2.500 carregadores aos condutores.
Galeria: Mercedes-Benz Charging Network
A estratégia é dar prioridade para grandes cidades e centros populacionais urbanos. Os locais específicos serão próximos de lojas, shoppings, restaurantes e concessionários de automóveis. A maioria dos locais terá de 4 a 12 carregadores, mas alguns terão até 30.
Um dos pontos que chama a atenção será a oferta de carregadores com capacidade de até 350 kW, com gestão inteligente de carga para que cada veículo seja recarregado na sua capacidade máxima. Outro diferencial do projeto é que todos os pontos foram pensados para que seja fácil conectar o cabo em qualquer lado do carro, ou seja, não precisará "pensar" para estacionar o carro de frente ou de ré.
Também está previsto no projeto, sempre que possível, o uso de energia renovável para o abastecimento, com alguns locais utilizando painéis fotovoltáicos. A rede terá capacidade de atender veículos elétricos de qualquer marca, mas dará prioridade de acesso aos clientes Mercedes-Benz.
O sistema de navegação Electric Intelligence dos carros Mercedes-Benz poderá ajustar o planejamento de rotas com base no destino do veículo e levá-los a um destes carregadores, incluindo a reserva antecipada de um espaço. De acordo com a montadora, o sistema identificará a capacidade disponível num hub e dará acesso imediato ao ponto de carregamento sem qualquer espera.
Uma vez lá, o carregador fará a comunicação com o veículo. Para os modelos Mercedes-Benz, o condutor não terá de fazer qualquer autenticação manual. O pagamento do serviço será feito através do serviço de carregamento Mercedes Me Charge. Para os demais utilizadores, haverá um método de pagamento separado.
Fonte: Mercedes-Benz
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico chega ao Brasil em 2025 com 500 km de alcance
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Mercedes-Benz trabalha em baterias para EVs com dois tipos de química
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil