A Peugeot escolheu a Consumer Electronics Show 2023 em Las Vegas para revelar seu mais recente estudo chamado Peugeot Inception Concept. Arrojado e futurista, ele mostra o caminho a seguir para os próximos veículos elétricos da marca francesa que serão vendidos em todo o mundo.
Todos os veículos que a Peugeot lançará a partir de um futuro próximo serão inspirados neste conceito de aparência muito destacada que deve anunciar a chegada de alguns veículos elétricos com visual mais ousado. É especialmente ousado no interior, vale destacar.
A parte mais destacada do exterior é a extremidade traseira, que tem um caimento abrupto que temos certeza que será vista novamente nos carros de produção inspirados neste conceito. Eles não serão tão extremos, mas uma versão suavizada disso certamente será vista novamente.
Visto de lado, o conceito parece ter um capô longo, como você veria em um carro de passeio tradicional com um grande motor na dianteira. No entanto, olhando para a frente, dá pra ver que o para-brisa se estende até onde um motor estaria em um veículo com motor a combustão, e presumimos que isso seja algum tipo de recurso aerodinâmico.
Matthias Hossann, Diretor de Design da Peugeot diz que o Inception Concept:
Expressa a atração felina atemporal da marca e mostra o quanto estamos otimistas com o futuro do automóvel e as emoções que ele desperta. Brilhante e pulsante, o Peugeot Inception Concept reinventa a experiência espacial de condução e ilustra algumas das nossas ideias para reduzir a pegada de carbono dos carros da marca em mais de 50% até 2030.
Dois motores elétricos fazem este veículo um modelo de tração integral e com uma potência de 680 cv (500 kW), o bastante para um arrancada de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. Ele é alimentado por uma grande bateria de 100 kWh que lhe dá um alcance declarado de 800 quilômetros com uma carga.
A arquitetura que o sustenta é a plataforma STLA Large da Stellantis e o conceito tem cerca de 5 metros de comprimento, além de ser muito baixo, com apenas 1,34 metro de altura.
A Peugeot também promete prazer ao dirigir, isso graças à direção steer-by-wire e um volante retangular... dispositivo que a montadora chama de Hypersquare. É basicamente uma tela com a qual você pode dirigir o carro.
Os Peugeot de produção recente tiveram interiores muito futuristas e o conceito Inception sugere que a montadora não pretende parar. Então, embora você não deva esperar que os materiais e superfícies que você vê no interior do Inception o transformem em um carro de produção, algumas das formas e ideias certamente se tornarão realidade.
Jérôme Micheron, Diretor de Produto da Peugeot explica que:
Os clientes têm grandes expectativas em relação ao carro elétrico. Com nossas plataformas de próxima geração "BEV-by-design" dedicadas a veículos elétricos, atenderemos às suas expectativas. Vamos surpreendê-los com uma nova organização do espaço dos nossos futuros carros, simplificar os gestos de condução e reinventar a experiência a bordo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot E-3008 é o elétrico mais barato do mundo com bateria de 100 kWh
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Peugeot diz não ao design retrô para seus futuros carros elétricos
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Peugeot E-208 deixa de ser vendido no Brasil: foco no E-2008