A RAM marcou presença na CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, revelandon a Ram 1500 Revolucion, um conceito que antecipa a primeira picape elétrica da marca. O estudo também antecipa o design que veremos nos próximos modelos da Ram, ao mesmo tempo em que mantém elementos clássicos.
Logo de cara, a dianteira chama a atenção pelas grandes luzes diurnas que definem as partes superior e inferior dos conjuntos óticos, um grande emblema 3D da Ram que se ilumina e um visual bastante robusto.
Visto de lado, o conceito Ram 1500 Revolution BEV realmente parece bastante elegante para uma picape. Seu coluna A é bastante inclinada e, em conjunto com o teto preto contrastante, dá a impressão de que o modelo é ainda mais baixo.
Galeria: Ram 1500 Revolution BEV Concept
O CEO da Ram, Mike Koval Jr., coloca esse conceito de picape em contexto, afirmando que:
"a Ram 1500 Revolution BEV Concept é o nosso sinal mais claro até agora de que estamos à beira de algo extraordinário na Ram e aponta diretamente para onde estamos indo em nossa jornada eletrificada". Ele acrescenta que "representa várias coisas importantes para a marca Ram. Claro, é a nossa nova Ram 1500 Revolution BEV Concept que serve como um roteiro para o nosso futuro eletrificado."
Por dentro, a Ram optou pelo que poderia ser descrito como uma abordagem ainda mais ousada em comparação com o exterior. Não há tela na frente do motorista para servir como painel digital, e a picape conta com duas telas de 14 polegadas no centro do painel.
No entanto, a marca destaca que, embora não haja um quadro de instrumentos convencional, o motorista poderá ver as principais informações graças a um head-up display de realidade aumentada que é projetado no para-brisas. O veículo também tem câmeras em vez de retrovisores laterais tradicionais e um avançado sistema de câmera de 360 graus que também inclui uma câmera de backup inteligente.
Ainda não está confirmado se todas essas tecnologias estão na versão de produção. Mas, se isso acontecer, a Ram 1500 EV estará entre as picapes mais avançadas do mercado. As especificações ainda não foram reveladas, mas a Ram adianta que a picape elétrica funciona em uma arquitetura de 800 volts que permite velocidades de carregamento de até 350 kW, o suficiente para adicionar 160 km de autonomia em 10 minutos.
Informações não oficiais dão conta que a versão de produção terá dois tamanhos de bateria disponíveis: 159 kWh e 200 kWh. O autonomia para o pacote maior deve ficar na faixa de 650 a 800 km com uma carga. Além disso, a Ram também deve oferecer um extensor de alcance, um recurso que nenhum de seus rivais tem atualmente.
O conceito apresentado na CES é baseado na arquitetura STLA Frame da Stellantis e apresenta uma configuração de motor duplo que torna o veículo de tração nas quatro rodas. Não foram divulgados os dados de aceleração, retomada ou velocidade máxima, mas especula-se que o modelo pode chegar perto dos 900 cv de potência na versão mais forte. A estreia da versão de produção está programada para 2024.