O segmento e a infraestrutura de carregamento para veículos elétricos permanecem como exceção à regra na indústria automotiva global, que ainda passa por um momento delicado em meio a vários desafios de ordem econômica e política. Essa é a conclusão da 3ª edição da análise 'EV Charging', compartilhada pela Roland Berger.
Em linhas gerais, o estudo mostra que as vendas de carros elétricos e o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento têm avançado em quase todas as regiões do planeta. Esta terceira edição cobre os 30 principais mercados, representando mais de 93% do total das vendas globais de veículos elétricos.
Enquanto a China lidera o ranking, o estudo conclui que houve um forte aumento de interesse pelos carros elétricos na Europa inicialmente, mas que caiu bastante nos últimos meses por conta dos altos preços de energia por lá. Os países emergentes e o sudeste asiático continuam impulsionando a demanda global.
O ranking pontua cada um dos 30 mercados participantes com base em 27 indicadores. A pontuação total variou entre 16 e 81 pontos (de um total de 100), com a China novamente ocupando o primeiro lugar. Alemanha (71) e Holanda (69) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, tirando os EUA (68) do pódio. Enquanto isso, o Reino Unido (66) recuperou sua posição entre os cinco primeiros.
O Brasil, presente a partir da segunda análise, ficou na 20ª posição neste terceiro estudo da consultoria europeia.
A alta generalizada dos combustíveis ajudaram a aumentar o interesse pelos carros elétricos, o que é válido principalmente para o sudeste asiático e muitos mercados globais. No entanto, isso não é uma verdade para a Europa (onde a energia elétrica subiu 103% entre dezembro de 2021 e junho de 2022): a incerteza sobre a economia as preocupações com a segurança energética mudaram o foco dos consumidores locais.
Outro ponto abordado é o preço adequado para os EVs. 40% das pessoas que participaram do estudo acreditam que os carros elétricos deveriam custar o mesmo que um modelo equivalente a combustão. No entanto, uma parcela crescente em alguns países pensam que os modelos de zero emissão deveriam ser mais baratos que um carro a gasolina.
Confira abaixo a lista com a pontuação dos países analisados:
País | Pontuação | |
1 | China | 81 |
2 | Alemanha | 71 |
3 | Holanda | 69 |
4 | EUA | 68 |
5 | Reino Unido | 66 |
6 | França | 65 |
7 | Noruega | 63 |
8 | Suécia | 60 |
9 | Itália | 57 |
10 | Coréia do Sul | 57 |
11 | Espanha | 56 |
12 | Portugal | 55 |
13 | Índia | 48 |
14 | Singapura | 48 |
15 | Canadá | 47 |
16 | Suíça | 45 |
17 | Japão | 43 |
18 | Bélgica | 41 |
19 | Romênia | 40 |
20 | Brasil | 39 |
21 | Israel | 36 |
22 | Turquia | 35 |
23 | Quatar | 35 |
24 | Hungria | 34 |
25 | Tailândia | 34 |
26 | Indonésia | 30 |
27 | Malásia | 29 |
28 | Vietnã | 26 |
29 | Emirados Árabes Unidos | 26 |
30 | Arábia Saudita | 16 |
Fonte: Roland Berger via Automotive Business
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