O segmento e a infraestrutura de carregamento para veículos elétricos permanecem como exceção à regra na indústria automotiva global, que ainda passa por um momento delicado em meio a vários desafios de ordem econômica e política. Essa é a conclusão da 3ª edição da análise 'EV Charging', compartilhada pela Roland Berger.

Em linhas gerais, o estudo mostra que as vendas de carros elétricos e o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento têm avançado em quase todas as regiões do planeta. Esta terceira edição cobre os 30 principais mercados, representando mais de 93% do total das vendas globais de veículos elétricos. 

Eletroposto-Patio-Savassi

Enquanto a China lidera o ranking, o estudo conclui que houve um forte aumento de interesse pelos carros elétricos na Europa inicialmente, mas que caiu bastante nos últimos meses por conta dos altos preços de energia por lá. Os países emergentes e o sudeste asiático continuam impulsionando a demanda global.

Índice global

O ranking pontua cada um dos 30 mercados participantes com base em 27 indicadores. A pontuação total variou entre 16 e 81 pontos (de um total de 100), com a China novamente ocupando o primeiro lugar. Alemanha (71) e Holanda (69) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, tirando os EUA (68) do pódio. Enquanto isso, o Reino Unido (66) recuperou sua posição entre os cinco primeiros.

O Brasil, presente a partir da segunda análise, ficou na 20ª posição neste terceiro estudo da consultoria europeia. 

ranking global infraestrutura carros eletricos

Comportamento dos consumidores

A alta generalizada dos combustíveis ajudaram a aumentar o interesse pelos carros elétricos, o que é válido principalmente para o sudeste asiático e muitos mercados globais. No entanto, isso não é uma verdade para a Europa (onde a energia elétrica subiu 103% entre dezembro de 2021 e junho de 2022): a incerteza sobre a economia as preocupações com a segurança energética mudaram o foco dos consumidores locais.

Outro ponto abordado é o preço adequado para os EVs. 40% das pessoas que participaram do estudo acreditam que os carros elétricos deveriam custar o mesmo que um modelo equivalente a combustão. No entanto, uma parcela crescente em alguns países pensam que os modelos de zero emissão deveriam ser mais baratos que um carro a gasolina.

Confira abaixo a lista com a pontuação dos países analisados:

  País Pontuação
1 China 81
2 Alemanha 71
3 Holanda 69
4 EUA 68
5 Reino Unido  66
6 França 65
7 Noruega 63
8 Suécia 60
9 Itália 57
10 Coréia do Sul 57
11 Espanha 56
12 Portugal 55
13 Índia 48
14 Singapura 48
15 Canadá 47
16 Suíça 45
17 Japão 43
18 Bélgica 41
19 Romênia 40
20 Brasil 39
21 Israel 36
22 Turquia  35
23 Quatar 35
24 Hungria 34
25 Tailândia 34
26 Indonésia 30
27 Malásia 29
28 Vietnã 26
29 Emirados Árabes Unidos 26
30 Arábia Saudita 16

Fonte: Roland Berger via Automotive Business