Apoiada no crescente sucesso internacional, a BYD se sente confiante para lançar sua marca premium. E juntamente com a revelação do SUV elétrico off-road Yangwang U8, a gigante chinesa também apresentou o seu segundo modelo premium, o supercarro elétrico Yangwang U9.
Estes são os dois primeiros modelos da submarca premium Yangwang, que estreiam a nova plataforma chamada e4.
"A marca Yangwang será a primeira a aplicar as tecnologias de ponta do grupo BYD e oferecer segurança, desempenho e experiência aos clientes, mesmo em condições extremas de direção", disse Wang Chuanfu, presidente da BYD Global, no evento de lançamento.
Com uma distância entre eixos variável, a plataforma e4 equipará os futuros lançamentos da marca Yangwang, se caracterizando pela propulsão independente de quatro motores elétricos e com produção em massa na China. Os veículos elétricos que utilizam essa arquitetura são capazes de ajustar com precisão a dinâmica das quatro rodas graças ao controle vetorial independente dos motores.
Os modelo construídos nessa plataforma podem fazer um giro de 360 graus em pisos aderentes, como asfalto, usando seu motor elétrico altamente integrado, desenvolvido internamente. Graças à capacidade independente de saída de torque (positivo e negativo), mesmo que a direção e os freios não estejam funcionando de forma normal, a plataforma e4 permite que o veículo pare a partir dos 100 km/h em menos de 40 metros.
O Yangwang U9 se apresenta como um carro elétrico de alto desempenho que promete fazer frente aos modelos de referência do segmento. A BYD ainda não revelou todas as especificações técnicas, mas os dados iniciais falam em quatro motores de 240 kW (322 cv) cada, o que resulta em potência combinada de até 960 kW (1.300 cv).
Levando em conta que o U9 será muito mais leve que o U8, e sua aerodinâmica é muito mais eficaz, é provável que estejamos falando de um dos supercarros elétricos mais quentes disponíveis no mercado. No anúncio oficial, a BYD declara aceleração de 0 a 100 km/h em 2 segundos, que o coloca no mesmo patamar que o Tesla Roadster, que ainda não tem uma data oficial de lançamento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv