A BYD, um dos maiores fabricantes globais de carros elétricos, se prepara para dar um novo passo. Nesta terça-feira (8), segundo uma reportagem da Reuters, a gigante chinesa disse que lançará no primeiro trimestre de 2023 uma nova marca premium exclusiva de veículos elétricos.

A montadora chinesa adiantou que a submarca será chamada de Yangwang. As informações ainda são preliminares, mas o preço dos futuros veículos elétricos de luxo ficará na faixa de 800.000 a 1.500.000 yuans, algo como R$ 568 mil a R$ 1.065.000 em uma conversão direta de moeda.

O interessante é que o primeiro modelo da nova submarca de luxo será um veículo elétrico off-road, algo inédito no portfólio atual da BYD. Atualmente, o modelo mais caro da marca chinesa é o BYD Han EV, um sedã elétrico equipado com tração integral, 517 cv de potência e as tecnologias mais recentes da empresa. 

A BYD vem passando por um forte processo de transição, onde eliminou os veículos com motores exclusivamente à combustão desde o início do ano. Desde então, a marca só comercializa híbridos plug-in e 100% elétricos. Com isto, a montadora conseguiu se enquadrar para receber diversos incentivos dos governos locais e central da China para a produção de veículos limpos.

BYD Han 2023 (4)

BYD Han 2023

Líder em vendas na China, a BYD já possui mais de 1,4 milhão de carros elétricos e híbridos plug-in emplacados no acumulado de 2022. Em setembro, a marca registrou o recorde de mais de 200.000 modelos eletrificados vendidos globalmente.

Enquanto trabalha para se expandir globalmente, a gigante chinesa se prepara para instalar fábricas para a produção de veículos elétricos e baterias aqui no Brasil. Nos termos do protocolo de intenções, haverá duas linhas de produção para veículos (leves e pesados) e uma unidade para a montagem de baterias, que ocuparão a área que pertencia à Ford em Camaçari (BA).

Fonte: Reuters