Considerado um dos lançamentos mais aguardados da Porsche para os próximos meses, a nova geração da dupla Boxster/Cayman aos poucos vai perdendo o status de segredo e se tornando conhecida. Flagras estão cada vez mais constantes e começam a revelar detalhes importantes do que está por vir. Com base nisso, apresentamos esta projeção e adiantamos como deverá ficar o design do esportivo quando chegar ao mercado.
No geral, a linha a ser adotada será de evolução e não de ruptura. Nesse sentido, as linhas atuais serão amadurecidas e, ao mesmo tempo, passarão a incorporar elementos presentes nos lançamentos mais recentes da Porsche, como o Taycan. Além disso, alguns detalhes serão inspirados no design do conceito Mission R, porém adaptados às necessidades de produção fora dos circuitos.
Na mecânica, o grande destaque ficará por conta da propulsão elétrica. Na migração para eletrificação total, o Boxster/Cayman passará a ser construído sobre a plataforma modular Premium Platform Electric (PPE), cujo desenvolvimento foi tocado em parceria com a Audi. A base permitirá que o modelo seja projetado a partir do zero com especificações suficientes para garantir comportamento dinâmico digno de um esportivo, mesmo sendo um EV.
Segundo rumores, serão adotados dois motores elétricos e tração nas quatro rodas nas versões mais caras (novidade para o modelo). Outras configurações terão tração traseira tradicional e motor elétrico único. Números de potência ainda são desconhecidos, mas especulações apontam para 400 cv nas variantes de entrada e até 655 nos modelos de topo.
Haverá ainda sistema de 800 ou 900 volts para carregamento ultrarrápido, mas a autonomia ainda é um mistério. O peso deverá variar entre 1.350 e 1.450 kg, como no atual 718 Boxster. O lançamento acontecerá entre o fim desse ano e o início de 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Macan Elétrico identifica motorista que não responde; veja reação
Electric Days: Hyundai usa plástico e até esgoto para criar hidrogênio
Novo Porsche Panamera 2025 chega ao Brasil com mais potência e eficiência
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
Novo Porsche Cayenne inicia testes e será totalmente elétrico
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
Porsche Macan elétrico é homologado no Brasil com até 443 km de autonomia