Suzuki mostra prévia de seu primeiro veículo elétrico, previsto para 2025
Suzuki eVX Concept antecipa SUV elétrico que será ligeiramente maior que o Vitara
A Suzuki está atrasada em relação à concorrência no segmento de veículos elétricos, mas parece que a empresa japonesa está finalmente trabalhando para lançar o seu primeiro carro elétrico de produção. Só estreará em 2025, embora já possamos ter uma ideia do visual. A Suzuki revelou o conceito eVX durante a Auto Expo 2023, na Índia, antecipando um SUV elétrico em série previsto para estrear por volta de meados da década.
O fabricante não está pronta para revelar todos os detalhes em torno do veículo conceito, mas diz que combina o "forte ADN 4x4" da Suzuki com os benefícios dos veículos elétricos modernos. O veículo toma a forma de um SUV compacto com uma fáscia dianteira imediatamente reconhecível, saliências curtas, e arcos de rodas musculados que criam uma vista lateral de fora de estrada.
O eVX tem 4.300 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, e 1.600 mm de altura, o que o torna ligeiramente mais longo e largo do que o Suzuki Vitara vendido nos mercados globais.
Posicionada muito provavelmente alguns centímetros acima do solo, está uma bateria de 60 kWh, que deverá poder fornecer um alcance de até 550 km com uma única carga. Tenha em mente que estes números são medidos pelo MIDC da Índia, que é geralmente mais generoso do que o WLTP da Europa e o padrão EPA dos Estados Unidos.
"Tenho o prazer de revelar o eVX, o nosso primeiro EV estratégico global. No Grupo Suzuki, abordar o aquecimento global é uma prioridade. Estamos a promover uma série de medidas globais para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. A Suzuki continuará a fornecer produtos valiosos aos nossos clientes em todo o mundo, optimizando-os para a forma como diferentes pessoas vivem e conduzem", disse Toshihiro Suzuki, presidente da Suzuki, durante a estreia do conceito, sem entrar em mais detalhes técnicos em torno do eVX.
No início desta semana, a Suzuki anunciou também que Suzuki assinou um acordo de desenvolvimento conjunto com a Inmotive do Canadá. As duas empresas irão trabalhar numa transmissão de duas velocidades para veículos elétricos, que será utilizada na futura produção dos carros elétricos da Suzuki. O objetivo da empresa é potencialmente alargar a linha de veículos elétricos, graças ao aumento da eficiência proporcionada pela transmissão. Resta saber se esta nova caixa de velocidades será implementada na versão de produção do conceito eVX.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Primeiro SUV elétrico da Suzuki chegará em 2025
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
"Seremos os últimos": Suzuki diz que não vê vantagem nos carros elétricos
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Suzuki eVX: 1º SUV elétrico da marca está pronto para a produção