Suzuki, uma marca conhecida por sua variedade de veículos híbridos, tem sido lenta em abraçar completamente a transição para os carros elétricos. Apesar da ausência de modelos totalmente elétricos até agora, o presidente da Suzuki Ibérica, Juan López Frade, não parece preocupado com essa situação.
Frade, em seu comunicado de imprensa mais recente, expressou seu ceticismo sobre a tecnologia de carros elétricos na Espanha. Embora reconheça que a Suzuki em breve embarcará na produção de veículos elétricos, ele não antecipa uma adoção em massa dessa tecnologia em breve. Ele destacou que a oferta de motores a gasolina continuará, prevendo um aumento na demanda devido a regulamentações futuras.
"Na Suzuki, vamos começar a lançar veículos elétricos em breve. Seremos uma das últimas marcas a fazer isso, o que me deixa muito feliz."
Galeria: Suzuki eVX - Japan Motor Show
Quanto às alternativas, ele mencionou o interesse da Suzuki em tecnologias emergentes como combustível sintético, células de combustível e hidrogênio, como possíveis opções livres de emissões. Apesar de a marca ter acordos com BYD e Toyota, especialistas reconhecidos alertam que, em termos de custo e eficiência, a eletrificação direta por meio de baterias é mais competitiva do que o hidrogênio e os combustíveis sintéticos.
O presidente apontou uma diminuição na penetração de veículos elétricos na Espanha, juntamente com um aumento na idade média da frota de veículos. Apenas uma pequena fração dos veículos em circulação possui etiqueta Eco ou Zero, indicando a necessidade de impulsionar a eletrificação e a renovação da frota de veículos.
A Suzuki anunciou planos ambiciosos de eletrificação no início do ano passado, com o objetivo de que 80% de sua linha na Europa seja de veículos elétricos até 2030. Para alcançar esse objetivo, planeja lançar cinco modelos BEV, começando com um SUV derivado do protótipo eVX, com possíveis modelos adicionais, como um compacto urbano, um off-road, um SUV compacto e um utilitário.
Apesar desses planos, é provável que o modelo Swift, um dos seus best-sellers, não seja transformado para elétrico a bateria tão cedo, já que os veículos híbridos ainda serão uma parte significativa de sua oferta até o final da década.