Uma das questões mais importantes relacionadas aos carros elétricos é, sem dúvida, a segunda vida útil das baterias. Uma vez que tenham "cumprido seu tempo" em veículos, de fato, os acumuladores ainda são utilizáveis para várias aplicações diárias.

Muitos fabricantes e empresas estão cientes disso e há muito tempo iniciaram projetos de reutilização e reciclagem. E entre estes está a Mercedes, que - através de sua divisão de Energia - está fortalecendo sua colaboração no segmento com a empresa indiana Lohum.

O sistema de armazenamento feito com baterias Kia e-Soul

O acordo

Já juntos há dois anos, a empresa e a Lohum estão firmando um novo acordo que permitirá às duas empresas explorar 50 MWh de baterias por ano para convertê-las em novos módulos para diversos usos.

Em detalhes, a Mercedes Energy tem acesso ao mercado de baterias usadas e desenvolveu inúmeros sistemas para sua reutilização, enquanto a Lohum é líder na Índia na produção de baterias "sustentáveis" de íons de lítio.

Na prática, a empresa asiática produz sistemas de armazenamento de 6 kWh até 1 MWh, para alimentar, por exemplo, tuk-tuks elétricos nas principais cidades indianas. Assim, as duas empresas se unirão ainda mais para reduzir o desperdício e a extração de novas matérias primas.

Sistema de armazenamento de energia de bateria Toyota para uso residencial

Corrida para a reciclagem das baterias

É claro que a Mercedes não está sozinha em seu interesse neste mercado, no qual já está presente e cuja importância irá de mãos dadas com a expansão dos carros elétricos no mundo inteiro.

Outros fabricantes incluem a BMW, por exemplo, que criou a joint venture BMW Brilliance Automotive na China para criar um circuito de reciclagem de níquel, lítio e cobalto, o que levará a uma redução de 70% nas emissões de CO2 liberadas durante a produção de novas células.

Além disso, Kia anunciou recentemente uma colaboração com a encore Deutsche Ban para recuperar baterias que não podem mais ser usadas em automóveis e usá-las para criar sistemas estacionários. Criadas com as antigas baterias do Kia e-Soul, elas têm uma capacidade de 72 kWh e estão disponíveis para residências particulares, empresas e órgãos públicos. Ainda sobre o tema dos tuk-tuks indianos, o projeto da Audi pode ser mencionado.