Lançado na Europa em 2021, o Dacia Spring passa pela primeira grande atualização. O carro elétrico mais barato da Europa vendido por uma grande montadora foi revelado no Salão de Bruxelas 2023 na versão Spring Extreme, uma variante mais potente com um novo motor elétrico e um design que remete à SUV.
A principal novidade do Spring Extreme é o motor elétrico que entrega 48 kWh (64 cavalos de potência), um aumento significativo em relação ao motor padrão do Dacia Spring com 33 kW (44 cv). Na prática, trata-se do mesmo motor que é utilizado desde o lançamento pelo Renault Kwid E-Tech vendido no Brasil.
Juntamente com uma nova caixa de velocidades exclusiva que multiplica o torque transmitido às rodas, o motor Electric 65 proporciona uma maior aceleração e recuperação de energia. No entanto, a Dacia não forneceu detalhes sobre esses ganhos.
A bateria permanece a mesma unidade de 26,8 kWh e permite um alcance de 220 quilômetros no ciclo combinado WLTP e 305 quilômetros no ciclo WLTP City. Em comparação com a versão atual, o alcance combinado vê uma ligeira diminuição de 10 km, enquanto o alcance da cidade permanece o mesmo.
O novo motor elétrico não substitui o antigo, pois o motor elétrico de 45 cv continuará a ser oferecido na versão de entrada Essential.
A variante Extreme substitui a popular Expression traz recursos de design exclusivos, incluindo uma nova cor Slate Blue, detalhes em Copper Brown nos trilhos do teto, capas dos retrovisores, cubos de roda, acabamento do para-choque dianteiro emblema Dacia traseiro e listras com um design topográfico nas portas.
No interior, o Dacia Spring Extreme apresenta detalhes em cobre, logotipo Dacia Link em relevo nos bancos dianteiros, padrões nas soleiras das portas e impressão nos tapetes de borracha dianteiros. O Spring Extreme também adiciona uma tela sensível ao toque padrão de 7" com navegação e câmera de ré.
Após a sua estreia no Dacia Spring, esta versão de acabamento Extreme será lançada em outros modelos Dacia, incluindo o Sandero, Duster e Jogger.
O Dacia Spring Extreme poderá ser reservado na França a partir de 17 de janeiro, com preços a partir de 22.300 euros (R$ 123.000) - antes de subsídios e outros incentivos. Isso o torna 1.500 euros mais caro do que o Spring Essential impulsionado pelo motor de 44 cv.
Fonte: Dacia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring ganha interessante versão furgão
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Irmão do Renault Kwid E-Tech tem oferta com preço equivalente a R$ 60 mil
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste Dacia Spring 2025: irmão do Kwid E-Tech evolui, mas ainda há ressalvas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring terá versão hatchback - veja projeção