O Dacia Spring, carro elétrico urbano que é a versão europeia do Renault Kwid E-Tech, acaba de passar por um leve facelift. Com mudanças discretas no visual e nenhuma na parte técnica, o citycar ao menos se prepara para receber o mesmo motor do Kwid elétrico vendido no Brasil. 

Segundo a imprensa europeia, o Dacia Spring receberá o mesmo propulsor que já equipa o Kwid E-Tech desde o seu lançamento aqui no Brasil. Estamos falando do motor elétrico com 48 kW (65 cv) e 11,5 kgfm de torque, que entrará no lugar do propulsor de 33 kW (45 cv) e 12,6 kgfm do modelo europeu. 

Galeria: Dacia Spring 2022

A bateria usada nos dois modelos tem 26,8 kWh de capacidade, o suficiente para uma autonomia declarada de 265 km no Brasil (INMETRO) e 230 km na Europa (WLTP). No entanto, ao menos para o Dacia Spring, foi noticiado que o mesmo terá uma bateria um pouco maior, com cerca de 2 kWh adicionais, suficientes para que a alcance suba para 250 km (WLTP).

Facelift

Vendido há pouco mais de um ano na Europa, o Dacia Spring ganhou um leve retoque visual, onde os destaques são a grade redesenhada com um novo logotipo da marca (Dacia Link) e apliques que abandonam os cromados, enquanto a tampa do bocal de carregamento agora se abre para o lado em vez de para cima.

Renault Kwid E-Tech

Renault Kwid E-Tech

O emblema Dacia desaparece do volante e da porta traseira, onde o nome da marca está impresso. O revestimento cromado na tampa do porta-malas também desaparece, mas agora é usado nas aberturas de ar e no acabamento da tela do sistema de informação e entretenimento. A nova cor (Lichen Khaki) também faz parte das novidades, sendo que essa pintura já está disponível para o Kwid E-Tech. 

Galeria: Dongfeng Nano Box

Segunda geração em 2024

Recentemente, Luca de Meo, diretor executivo do Grupo Renault, confirmou uma segunda geração do Dacia Spring chegará ao mercado em 2024. Ainda não há muitos detalhes sobre o modelo atualizado, mas ele será montado na mesma plataforma e deve receber um novo conjunto elétrico (mais potente e com maior autonomia) e melhor nível de segurança, além de incorporar o painel que já foi visto no chinês Dongfeng EX1 Nano Box

Considerando que o Dacia Spring e o Renault Kwid E-Tech são montados na China, na mesma fábrica, é bem provável que o carro elétrico vendido por aqui também seja atualizado na mesma época.