A Mobilize, divisão da Renault voltada à mobilidade, energia limpa e dados, anunciou nesta terça-feira (6) uma nova parceria no Brasil com a Localiza, que irá oferecer uma solução de mobilidade para os motoristas de aplicativo com carros elétricos dentro de uma iniciativa que engloba vários parceiros. 

A iniciativa da Zarp Localiza, uma solução customizada para motoristas de aplicativo da Localiza, inclui os parceiros Uber, Carrefour Property, Mobilize, Raízen (licenciada da marca Shell Recharge no Brasil) e Tupinambá.

Serão 200 unidades do carro elétrico Renault Kwid E-Tech disponibilizadas para os clientes Zarp rodarem pelas ruas da capital paulista e região. Além do efeito positivo na vida dos motoristas parceiros, passageiros e meio ambiente, a iniciativa busca gerar conhecimento sobre a influência dos veículos elétricos na agenda ESG da metrópole.

Mobilize Localiza Kwid E-Tech eletrico (1)

Esta primeira fase do projeto tem a duração prevista de um ano e tem como objetivo oferecer aos motoristas parceiros, além do carro elétrico, um ecossistema de carregamento e benefícios para facilitar o seu dia a dia. 

Os 200 motoristas foram selecionados por meio de uma parceira Zarp Localiza e Uber. Os critérios de seleção consideram aqueles com melhor avaliação pelo consumidor final da plataforma; com melhor comportamento de direção; engajados no ecossistema de mobilidade e transporte de passageiros; e que reconhecem no carro elétrico um diferencial para a mudança da mobilidade brasileira. 

De acordo com o Bruno Lasansky, CEO da Localiza, a ideia com esta parceria é dar cada vez mais visibilidade à mobilidade elétrica, melhorar a qualidade de vida dos motoristas e ao mesmo tempo coletar dados importantes sobre hábitos que ajudarão a entender melhor como o carro elétrico afeta a cidade, o que ajudará na tomada de decisões em relação ao tema. 

A partir da iniciativa, os motoristas cadastrados na plataforma Zarp Localiza em parceria com a Uber terão acesso a recargas com valor promocional para os carros elétricos da parceria nos eletropostos de recarga rápida Shell Recharge, implantados pela Raízen em Lounges Zarp Localiza.

Além disso, poderão contar com uma ampla rede de recarga rápida estrategicamente posicionada em postos Shell. Toda a energia utilizada para o abastecimento dos veículos elétricos em estações de recarga Shell Recharge possui certificação de origem renovável da Raízen pelo I-REC Standard. Até março de 2023, a Raízen instalará 35 eletropostos Shell Recharge na região Sudeste do Brasil. 

Para facilitar a experiência de recarga, os motoristas utilizarão o aplicativo da Tupinambá, investida da Raízen, em que os motoristas terão acesso a uma rede mapeada de mais de 1.400 carregadores, incluindo o programa Shell Recharge. Além disso os motoristas terão acesso a ofertas especiais de carregadores para suas residências, também conectados ao software Tupinambá para que ele tenha uma experiência tão boa quanto a de locais públicos.

Do lado dos motoristas parceiros, a ideia com a iniciativa é de que o custo de abastecimento seja reduzido em até 80%. A estimativa é que os motoristas consigam, com o projeto, aumentar a rentabilidade em até 30%.

"Para facilitar ainda mais a vida dos motoristas, será viabilizado, ainda, o carregamento em suas casas, por meio de uma tomada 220V. Caso seja necessário, a iniciativa irá adequar a rede da residência para carregar os veículos”, explica Lasansky. O projeto também amplia a produtividade do motorista, uma vez que ele estará apto a rodar qualquer dia e horário em São Paulo: carros elétricos são isentos do programa de rodízio da cidade.

A Mobilize é a marca do Renault Group dedicada à nova mobilidade e oferece uma ampla gama de serviços veiculares graças a uma plataforma tecnológica integrada: financiamento, seguro, pagamentos, energia, manutenção e recondicionamento. Construída em torno de ecossistemas abertos, a Mobilize incentiva uma transição energética sustentável, em linha com o objetivo do Renault Group de alcançar a neutralidade de carbono na Europa até 2040 e em sua ambição de desenvolver o valor da economia circular.