A Toyota revelou dois conceitos únicos de modelos restaurados no Salão de Tóquio 2023. Ambos são baseados no Toyota AE86 e bastante exclusivos, mas apenas um é realmente eletrificado.
Um é um típico veículo elétrico a bateria (BEV), enquanto o outro tem um motor que queima hidrogênio como combustível ao invés de gasolina - não é um veículo a célula de combustível, embora podemos considerar o fato de que a Toyota é líder neste campo.
Esta abordagem dupla reflete como a Toyota vê atualmente o futuro de seus carros, como está procurando alternativas aos veículos elétricos e como ainda não está pronta para se comprometer a fabricar veículos totalmente elétricos, como a maioria dos outros fabricantes tem.
E o fabricante está claramente procurando explorar sua base de fãs e criar uma resposta emocional, que é inegavelmente o motivo pelo qual escolheu modificar um de seus modelos mais icônicos de todos os tempos, o AE86, tornado famoso em todo o mundo pela série Initial D anime.
O primeiro é o conceito AE86 H2, que conduzirá e se comportará de forma parecida com um veículo equipado com motor de combustão interna normal (porque na verdade é um). Ele utiliza dois tanques de armazenamento de hidrogênio de alta pressão emprestado do Mirai, que são montados na traseira do carro. Com modificações mínimas em seu trem de força, este veículo não tem nenhum problema em funcionar com hidrogênio comprimido.
O conceito AE86 BEV é um carro elétrico típico, no entanto. Ele toma seu motor elétrico emprestado do híbrido Tundra e a bateria de um Prius híbrido plug-in, assim como outros componentes retirados de modelos não denominados Toyota. O fabricante não entra em muitos detalhes sobre estes dois veículos - nenhuma especificação técnica é mencionada - mas eles são projetos muito legais.
Eles não parecem servir a nenhum outro propósito além de reforçar o fato de que a Toyota ainda não acredita totalmente em veículos elétricos. Em dezembro, o CEO da montadora japonesa Akio Toyoda expressou sua opinião de que, embora as montadoras pareçam muito abertas a abraçar os VE, "a maioria silenciosa" permanece em dúvida quanto ao seu futuro.
Mesmo assim, a Toyota está investindo em veículos elétricos e até anunciou uma linha de modelos, tanto sob sua própria marca, como os que usam o emblema Lexus. Recentemente, a Toyota registrou alguns novos nomes para seus futuros VE, dando fortes pistas sobre a estrutura de nomes de sua futura linha de VE; o fabricante anunciou anteriormente planos de ter mais de 15 veículos elétricos no mercado até 2030.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão