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Ford vai desenvolver sua própria plataforma para carros elétricos

Marca norte-americana fará 2 carros elétricos na plataforma MEB da Volkswagen; depois, passará a desenvolver seus próprios projetos

Ford Rouge Electric Vehicle Center

Ford e Volkswagen logo seguirão seus caminhos separados. Os dois fabricantes haviam firmado um acordo em 2019 para que o primeiro pudesse utilizar a plataforma MEB do segundo para a produção de alguns carros elétricos. E assim será: na base da VW, a Ford fará dois modelos. E será apenas isso: a Oval Azul entrará no mundo de emissões zero com suas próprias plataformas e tecnologias.

Quando a Volkswagen apresentou a plataforma MEB (a da família ID de carros elétricos), ela disse imediatamente que queria vendê-la a qualquer empresa interessada. A Ford foi a primeira a entrar em contato com a alta gerência do grupo de Wolfsburg. Ao fazer isso, economizou pelo menos dois anos de desenvolvimento de sua própria plataforma. Mas agora é hora de seguir um caminho diferente.

Dois SUVs elétricos derivados da Volkswagen

Os dois carros elétricos da Ford baseados na arquitetura MEB serão SUVs: o primeiro chegará em março deste ano e será uma espécie de ID.4 (pelo menos em termos de tamanho e proporções); o segundo chegará mais tarde, com comercialização em 2024, e terá uma configuração do tipo crossover esportivo. 

Ambos os carros serão produzidos na fábrica da Ford em Colônia, onde o Fiesta está sendo produzido e para a modernização do qual cerca de 2 bilhões de euros foram destinados. Os dois novos veículos elétricos baseados na MEB serão fundamentais para ajudar a empresa norte-americana a atingir suas metas de vendas com emissão zero na Europa. A Ford, de fato, quer vender 600.000 carros movidos a bateria por ano no Velho Continente até 2026.

suv eletrico ford meb foto

Em seguida, virá uma nova geração de carros elétricos

Após este primeiro passo, citado como necessário para acelerar a chegada ao mercado, a Ford se concentrará, no entanto, em suas próprias plataformas. A nova geração de carros elétricos com os quais a empresa quer invadir a Europa será produzida em Valência, Espanha, e verá a luz do dia até o final da década. Essa fábrica, que atualmente produz modelos como o Kuga, Galaxy e S-Max, no futuro se concentrará na fabricação apenas de modelos elétricos.

A Ford, de fato, pretende tornar-se uma marca exclusivamente elétrica na Europa até 2030 e para isso terá que renovar completamente sua linha, incluindo os veículos comerciais. Entre as novidades mais aguardadas, além dos dois modelos baseados na MEB, está o Puma elétrico, previsto para 2024, que será construído sobre a plataforma do modelo atual e, como já é o caso, será produzido na fábrica de Craiova, na Romênia.

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