Ford e Volkswagen logo seguirão seus caminhos separados. Os dois fabricantes haviam firmado um acordo em 2019 para que o primeiro pudesse utilizar a plataforma MEB do segundo para a produção de alguns carros elétricos. E assim será: na base da VW, a Ford fará dois modelos. E será apenas isso: a Oval Azul entrará no mundo de emissões zero com suas próprias plataformas e tecnologias.
Quando a Volkswagen apresentou a plataforma MEB (a da família ID de carros elétricos), ela disse imediatamente que queria vendê-la a qualquer empresa interessada. A Ford foi a primeira a entrar em contato com a alta gerência do grupo de Wolfsburg. Ao fazer isso, economizou pelo menos dois anos de desenvolvimento de sua própria plataforma. Mas agora é hora de seguir um caminho diferente.
Os dois carros elétricos da Ford baseados na arquitetura MEB serão SUVs: o primeiro chegará em março deste ano e será uma espécie de ID.4 (pelo menos em termos de tamanho e proporções); o segundo chegará mais tarde, com comercialização em 2024, e terá uma configuração do tipo crossover esportivo.
Ambos os carros serão produzidos na fábrica da Ford em Colônia, onde o Fiesta está sendo produzido e para a modernização do qual cerca de 2 bilhões de euros foram destinados. Os dois novos veículos elétricos baseados na MEB serão fundamentais para ajudar a empresa norte-americana a atingir suas metas de vendas com emissão zero na Europa. A Ford, de fato, quer vender 600.000 carros movidos a bateria por ano no Velho Continente até 2026.
Após este primeiro passo, citado como necessário para acelerar a chegada ao mercado, a Ford se concentrará, no entanto, em suas próprias plataformas. A nova geração de carros elétricos com os quais a empresa quer invadir a Europa será produzida em Valência, Espanha, e verá a luz do dia até o final da década. Essa fábrica, que atualmente produz modelos como o Kuga, Galaxy e S-Max, no futuro se concentrará na fabricação apenas de modelos elétricos.
A Ford, de fato, pretende tornar-se uma marca exclusivamente elétrica na Europa até 2030 e para isso terá que renovar completamente sua linha, incluindo os veículos comerciais. Entre as novidades mais aguardadas, além dos dois modelos baseados na MEB, está o Puma elétrico, previsto para 2024, que será construído sobre a plataforma do modelo atual e, como já é o caso, será produzido na fábrica de Craiova, na Romênia.
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