Em meio ao avanço das vendas de eletrificados no Brasil em 2022, os veículos elétricos a bateria (BEV) foram destaque, alcançando a marca inédita de 8.458 emplacamentos, um crescimento expressivo de 197% em relação ao ano anterior, segundo os dados compilados pela ABVE.
Os números mostram que a participação dos carros elétricos avança rapidamente dentro do segmento de eletrificados (elétricos + híbridos + híbridos plug-in), confirmando a preferência cada vez maior pelos modelos de zero emissão.
Em 2020, os veículos 100% elétricos representavam 4% do total de eletrificados (801, sobre 19.745). Em 2021, essa participação pulou para 8% (2.851, sobre 34.990). E em 2022 atingiu a participação recorde de 17% (8.458, sobre 49.245) – mais que o dobro do ano anterior.
Entre as marcas que mais venderam carros elétricos no Brasil, o grande destaque foi a Volvo, que impulsionada pelos modelos XC40 e C40 Recharge, emplacou 2.354 unidades, se distanciando do segundo lugar, ocupado pela Renault (1.199), com a JAC Motors, que só vende modelos elétricos no país, fechando o pódio (938).
Novata, a Caoa Chery (782) contou com o subcompacto iCar para ocupar o quarto lugar. Na sequência, as alemãs BMW (539) e Audi (474), ocuparam o quinto e sexto lugares, respectivamente. A MINI (384) se valeu do bem sucedido Cooper SE para garantir a sétima posição, enquanto que Nissan, Peugeot e BYD finalizaram o top 10 dos carros elétricos no país.
Veja o ranking das marcas que mais venderam carros elétricos no Brasil:
Marca | Vendas | |
1 | Volvo | 2.354 |
2 | Renault | 1.199 |
3 | JAC | 938 |
4 | Caoa Chery | 782 |
5 | BMW | 539 |
6 | Audi | 474 |
7 | Mini | 384 |
8 | Nissan | 347 |
9 | Peugeot | 289 |
10 | BYD | 250 |
Fonte: ABVE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv