Toyota já estaria desenvolvendo nova plataforma dedicada a carros elétricos
Akio Toyoda foi substituído pelo presidente da Lexus, Koji Sato, como novo CEO do grupo; novos rumos na Toyota?
Parece que a Toyota está realmente desenvolvendo uma plataforma dedicada para veículos elétricos com o objetivo de aumentar a competitividade e eficiência de seus futuros carros elétricos e reduzir custos de produção.
Asahi Shimbun, um dos maiores e mais respeitáveis veículos de imprensa do Japão, relata que a decisão faz parte do plano da Toyota de iniciar a produção em massa de veículos elétricos, pois antecipa um rápido aumento na demanda dos consumidores por veículos elétricos em meio ao aumento acentuado do preço da gasolina.
A publicação observa que a nova estratégia da Toyota visa colocar a empresa em concorrência direta com o líder da indústria de veículos elétricos: a Tesla.
Galeria: Toyota bZ Compact SUV Concept
Se a informação for precisa - o jornal não cita nenhuma fonte - ela marca uma mudança significativa na estratégia de eletrificação da empresa, assim como a Toyota anunciou uma grande remodelação executiva na cadeia de comando da administração.
A montadora disse nesta quinta-feira (26) que o Presidente e CEO da Toyota Akio Toyoda será substituído pelo atual COO da Toyota e Presidente Internacional da Lexus, Koji Sato, a partir de 1º de abril de 2023. Akio Toyoda, o neto do fundador da empresa, continuará como presidente do conselho de administração a partir de 1º de abril.
A empresa não revelou detalhes sobre as mudanças e o breve comunicado à imprensa não incluiu nenhuma declaração dos dois executivos.
Plataforma dedicada
Quando a Toyota desenvolveu seu primeiro modelo de produção em larga escala, o SUV Toyota bZ4X, ela decidiu adaptar sua plataforma modular TNGA a combustão para o SUV elétrico em vez de desenvolver uma arquitetura exclusiva de elétricos.
A Toyota originalmente pretendia usar a mesma plataforma e-TNGA para outros futuros modelos EV, mas agora parece ter mudado de ideia. A arquitetura e-TNGA compartilha elementos com a contraparte TNGA utilizada para carros a gasolina ou híbridos e, como resultado, tem um formato complexo e componentes completamente desnecessárias para veículos elétricos.
Isto leva a custos de produção mais altos para os EVs da Toyota do que para a plataforma dedicada da Tesla. De acordo com a reportagem de Asahi Shimbun, a Toyota decidiu que não poderia gerar lucros decentes com os veículos elétricos e competir com a Tesla se continuasse usando a plataforma e-TNGA - daí a decisão de projetar uma arquitetura dedicada ao carro elétrico a partir do zero.
A matéria observa que a plataforma será plana como um skate e ideal para produzir EVs em massa. Uma superfície plana dá aos projetistas mais possibilidades sobre onde montar as baterias, em comparação com a plataforma e-TNGA do bZ4X.
Então, quando veremos o primeiro veículo elétrico da Toyota baseado na nova plataforma? Asahi Shimbun diz que a Toyota ainda não decidiu isso, mas com base na demanda antecipada, espera que seja entre 2027 e 2028.
Enquanto isso, a Toyota irá acelerar a produção e o desenvolvimento de veículos elétricos que já estão no cronograma até concluir sua nova plataforma somente EV.
Fonte: Asahi Shimbun
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Toyota apresenta SUV elétrico compacto irmão do Yaris Cross: Urban Cruiser
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Toyota adia nova geração de carros elétricos para 2027; entenda
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Toyota revela inédito sedã elétrico com motor e baterias da BYD