Desde o final do ano passado, um sedã elétrico compacto da Mercedes tem sido visto em frente às lentes de nossos fotógrafos de plantão. E com base nessas fotos, criamos agora uma projeção de como deverá ser o Mercedes EQA Sedan, ou CLA elétrico.
O fato é que ainda é incerto como o modelo será chamado. A Mercedes supostamente quer abandonar as designações começando com EQ a partir de 2024, como relatado pelo Handelsblatt. A razão é aparentemente que quase todos os novos lançamentos são elétricos de qualquer forma.
Isto provavelmente afetaria também nosso sedã elétrico compacto, que supostamente deverá ser lançado em 2024. De acordo com isto, o carro poderia ser chamado de CLA Electric ou algo semelhante. Bem, teremos que esperar para ver. Por enquanto, vamos manter o nome EQA Sedan.
Vamos começar com as imagens do protótipo. Visualmente, o carro é, sem dúvida, um sedã notchback. Se a janela traseira sobe quando o porta-malas é aberto (como no Mercedes EQS) ou se é uma pequena tampa de porta-malas (como no EQE) ainda não sabemos a partir das imagens do protótipo.
Também não se vê muito mais por causa da pesada camuflagem. Mas a forma básica do carro se assemelha ao atual CLA (que recentemente recebeu um facelift):
A parte traseira parece ser ligeiramente mais alta do que no CLA, mas de outra forma as proporções são semelhantes; mesmo as sobreposições não parecem ser menores do que no modelo de combustão. No entanto, o novo modelo será baseado na novíssima Arquitetura Modular Mercedes (MMA). Tecnicamente, isto deve emprestar muito do Vision EQXX.
A plataforma MMA também suporta motores de combustão, mas na verdade é otimizada para a propulsão elétrica - a plataforma é "Electric First", mas não "somente elétrica", como diz a Mercedes-Benz. Se após a introdução da plataforma em 2024, os motores de combustão ainda estarão baseados nela, isso permanece em aberto.
A Mercedes-Benz apresentou uma imagem teaser que combina bastante bem com as imagens do protótipo em maio de 2022 no evento "The Economics of Desire". Entretanto, a imagem mostra uma extremidade traseira muito mais curta - é possível que os engenheiros da Mercedes prendessem uma almofada na traseira para camuflagem ao testar o Erlkönig.
Nossa projeção combina o projeto do Mercedes CLA atual com elementos de estilo dos modelos da linha EQ. Assim, o carro recebeu a barra de luz e a grade preta com pequenas estrelas:
O Mercedes EQA atual é um SUV compacto baseado no modelo de combustão GLA. O próximo EQA (se for esse o seu nome) será um sedã. Além disso, provavelmente haverá um sedã elétrico maior baseado na arquitetura MMA, que será então chamado de EQC Sedan, Classe C Electric ou algo do tipo. Os modelos de combustão correspondentes serão substituídos por estes veículos elétricos. Provavelmente também haverá SUVs baseados na base MMA, que substituirão o atual EQA e EQC.
No Classe E, por outro lado, uma nova geração com motor de combustão deve estrear em 2023. A partir de 2030, a Mercedes quer se tornar "puramente elétrica", ou seja, provavelmente só oferece carros elétricos a bateria. No entanto, isso só se aplica "quando as condições de mercado permitirem". Pode-se supor que este será o caso na Europa Ocidental no final da década.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz EQA 250 fica mais "acessível" no Brasil: preço de R$ 369.990
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mercedes-Benz EQA e EQB 2025: novidades e preço até R$ 80 mil mais baixo
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Mercedes-Benz EQA e EQB 2024 ganham retoques e carregamento facilitado
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
ElectricDays Podcast #10: Mercedes-Benz lançará 3 veículos elétricos em 2023