A Honda anunciou as diretrizes de uma ambiciosa estratégia para disseminar o uso do hidrogênio, que estará presente em veículos de vários segmentos e também em sistemas de armazenamento para criar um ecossistema de zero emissão, parte do objetivo maior de se tornar neutra em carbono em todas as suas atividades até 2050.
Durante uma conferência de imprensa em Tóquio, a Honda falou sobre suas iniciativas comerciais para o hidrogênio. A empresa afirmou que adotará uma abordagem mais proativa para ampliar o uso do hidrogênio como condutor de energia e se esforçará para expandir as possibilidades de aplicação desta tecnologia, além de continuar a eletrificar seus produtos.
A ideia é ampliar o uso do hidrogênio para além das células de combustível que equipam automóveis, oferecendo soluções também para picapes, veículos pesados, máquinas de construção e sistemas de armazenamento de energia, entre outras inúmeras aplicações, tudo isso por meio de parcerias.
Falando em números, a Honda planeja passar das atuais 2.000 unidades FCEV por ano para 60.000 em 2030 e, em seguida, chegar a 100.000 por volta de 2035.
E no centro da tecnologia de hidrogênio, a Honda afirma que ampliará o investimento nas células de combustível, sendo que o sistema de próxima geração está sendo desenvolvido em parceria com a GM, considerando que a montadora norte-americana também enxerga boas possibilidades nessa tecnologia.
O objetivo final é mais que dobrar a durabilidade e ao mesmo tempo reduzir o custo para um terço, em comparação com o sistema de célula de combustível do descontinuado Honda Clarity Fuel Cell.
Para alcançar essa redução de custos, foram adotadas medidas como o uso de materiais inovadores para eletrodos, o avanço de uma estrutura de vedação celular, a simplificação do equipamento de apoio ("equilíbrio da planta") e a melhoria da produtividade. Além disso, a durabilidade do sistema foi duplicada pela aplicação de materiais resistentes à corrosão e supressão controlada da deterioração, e a resistência a baixas temperaturas também foi aumentada significativamente.
Conforme já antecipado, em 2024 a Honda lançará um veículo FCEV equipado com este sistema de célula de combustível de próxima geração desenvolvido em conjunto com a GM - este modelo será baseado no CR-V introduzido no ano passado na América do Norte.
Além das vantagens já conhecidas dos modelos FCEV, como a ampla autonomia e abastecimentos rápidos, o próximo modelo a hidrogênio da Honda será inovador por contar com a função plug-in que oferece a conveniência de recarga de um veículo elétrico que pode ser recarregado em casa.
A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão encomendou à Honda a criação de um "sistema de energia circular renovável" para rovers lunares e instalações a serem construídas nos próximos programas espaciais. A este respeito, a marca apresentará um primeiro protótipo deste sistema de energia em março de 2024.
Após atingir estas metas com a GM, a Honda continuará sua pesquisa sobre as futuras tecnologias de células de combustível para dobrar novamente a durabilidade - em comparação com o sistema de células de combustível da próxima geração co-desenvolvido com a GM - e reduzir pela metade o custo a partir do novo nível reduzido.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Initium Concept antecipa design dos próximos modelos da marca
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Hyundai e Škoda: parceria para hidrogênio e soluções de energia limpa
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028