Volvo pretende transformar toda a sua linha em veículos elétricos até 2026
Montadora sueca planeja o lançamento de seis novos elétricos até 2026, incluindo sedãs, SUV e até uma minivan para a Ásia
A Volvo Cars está planejando uma grande ofensiva de transição energética que verá todos os seus modelos principais serem convertidos em veículos elétricos até 2026.
De acordo com duas pessoas com conhecimento dos planos citados pela Reuters, a Volvo pretende converter as próximas gerações dos sedãs S60 e S90 em elétricos, assim como os SUVs XC40, XC60 e XC90.
Agora, vale notar que a Volvo já vende um XC40 totalmente elétrico - o Recharge - e a montadora revelou recentemente o SUV EX90 totalmente elétrico, que é amplamente considerado o equivalente elétrico do XC90. O EX90 muito mais que isso, já que a Volvo se refere a ele como seu carro-chefe em termos de SUV totalmente elétrico.
Galeria: Volvo EX90 Live Photos
As fontes também observaram que a Volvo Cars tem planos de introduzir uma minivan elétrica de luxo com o objetivo de impulsionar as vendas na Ásia. No total, eles disseram que a Volvo Cars, que é de 82 por cento de propriedade do grupo chinês Geely, deverá lançar pelo menos seis novos veículos elétricos a bateria até 2026, incluindo o EX90, já revelado, que será lançado em showrooms no início de 2024.
Os carros elétricos a bateria no cronograma incluem versões elétricas do Volvo XC90 (isto é, o EX90), SUVs XC60 e XC40 e os sedãs S60 e S90, dizem as fontes. Os novos lançamentos fazem parte do objetivo anteriormente anunciado da Volvo Cars de ter uma linha totalmente elétrica até 2030.
Volvo EX30: projeção do menor veículo elétrico da marca, que estreia neste ano
Se os planos de produtos relatados forem exatos, eles se somarão à maior renovação da linha de modelos da Volvo desde que a Geely comprou a marca da Ford Motor Company em 2010.
As fontes também disseram que a remodelação da Volvo vem à medida que a empresa coloca um foco maior na Ásia e nas tendências dos clientes de lá. Uma das fontes disse que a Volvo transferiu o trabalho de desenvolvimento de sedãs e a próxima minivan para seu centro de pesquisa e desenvolvimento em Xangai, que recentemente triplicou sua equipe de design para cerca de 60 pessoas.
Falando da minivan elétrica da Volvo, ela seria baseada em um novo modelo que a Geely vende na China, o MPV de luxo elétrico Zeekr 009. O modelo com três fileiras de assentos entrou em produção no mês passado no país asiático e tem um preço a partir de cerca de 500.000 yuan ou pouco menos de 75.000 dólares.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil