page ad skin

Este é o Zeekr X, carro elétrico premium da Geely projetado para a Europa

Baseado na plataforma do smart #1, ele faz parte do universo Geely e será lançado até o final de 2023

Vista lateral externa do Zeker X 2023

Do universo Geely surge um novo carro elétrico: o Zeekr X, que tem formas de SUV e hatchback e foi projetado para conquistar o mercado europeu. É o terceiro lançamento da marca premium após os modelos 001 e 009 e abandona os números para abraçar um nome que - nas palavras da empresa - "representa a inspiração, exploração e imaginação sem fim que a Zeekr busca".

Aspirações muito altas para um SUV descrito como "urbano e premium" que mede 4,45 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, 1,57 metros de altura e com uma distância entre eixos de 2,75 metros. 

Galeria: Zeekr X

A distância entre eixos é idêntica à do smart #1, com o qual compartilha a arquitetura SEA (Sustainable Experience Architecture) desenvolvida pela Geely para veículos elétricos. Em comparação com seu primo, porém, o Zeekr é mais longo, mais baixo e mais largo.

O projeto foi criado no Zeekr Global Design Centre em Gotemburgo por uma equipe liderada por Stefan Sielaff, de modo a atender da melhor forma ao gosto dos motoristas europeus.

Vista frontal externa de três quartos do Zeker X de 2023

De frente, lembra Lynk & Co. 01 (outro modelo pertencente ao Grupo Geely), com linhas mais angulares e aerodinâmicas, juntamente com soluções pertencentes ao universo coupé e esportivo, como janelas laterais sem moldura.

Janelas e laterais, com alças retráteis, afuniladas em direção à traseira particularmente recolhida, caracterizadas por uma janela traseira particularmente estreita e as agora inabaláveis luzes correndo a toda a largura da porta traseira.

Nenhuma imagem do interior foi liberada, mas esperamos um ambiente dominado por um grande monitor central, como em sua irmã maior, a 001.

Visão traseira externa do Zeker X 2023

Ainda faltam muitos detalhes no Zeekr X, especialmente em relação ao motor e às baterias. Compartilhando mecânicas com o smart #1, ele também poderia herdar sua bateria de 66 kWh e seu motor traseiro de 272 cv.

A empresa fala de "uma excelente experiência de condução" e de um tempo de aceleração de 0-100 km/h de 4 segundos. Neste caso, o Zeekr poderia ser derivado do inteligente Brabus nº 1, aquele com dois motores elétricos (um por eixo) para um total de 428 cv.

No que diz respeito à estreia no mercado, o Zeekr X deve chegar às concessionárias durante o segundo trimestre de 2023, começando pelos mercados onde a eletrificação está mais avançada, como a Noruega, a Holanda e a Suécia.