A Volkswagen realmente planeja desenvolver uma picape totalmente elétrica nos Estados Unidos, para os Estados Unidos, sinalizando a primeira incursão da montadora alemã no segmento.
Falando com o Autoblog no Salão de Chicago, os funcionários da VW disseram que em primeiro lugar queriam finalizar a linha de veículos elétricos e que a próxima coisa que a empresa tem em vista é uma caminhonete, de acordo com Hein Scafer, vice-presidente sênior de marketing e estratégia de produtos da Volkswagen.
E enquanto mais decisões sobre esta ideia serão tomadas em algum momento do segundo semestre do ano, parece que o CEO da VW da América, Pablo Di Si, já sabe o que irá impulsionar a possível picape da marca. "Não seria um motor a combustão", disse Di Si para o Autoblog. "Deixe-me definir - eletrificado". Pode ser elétrico. Pode ser um plug-in. Não pode ser um motor de combustão. Isso é fato".
Volkswagen Atlas Tanoak Concept
Quanto ao tamanho e segmento, o CEO da VW diz que eles ainda não decidiram, mas que eles têm várias plataformas disponíveis que podem ser alavancadas para colocar o veículo em produção o mais breve possível, como as plataformas de Atlas e Taos. Mas Pablo Di Si continua dizendo que eles também têm outras plataformas que ainda não foram lançadas, o que leva a acreditar que, se a Volkswagen decidir avançar com sua picape totalmente elétrica, ela será baseada na plataforma Scout a ser lançada.
Essa é uma plataforma totalmente nova desenvolvida especificamente para aplicações totalmente elétricas, enquanto o Atlas e o Taos são baseados na plataforma MQB da Volkswagen, que é projetada para veículos com motor de combustão interna com tração dianteira ou tração total, portanto modificá-la para um aplicar em um veículo elétrico não faria muito sentido.
Somando-se a esta teoria, há o boato de que a Audi lançará um 4x4 totalmente elétrico baseado na mesma plataforma Scout, rivalizando com o próximo Mercedes-Benz EQG e Land Rover Defender EV. E se sabemos algo sobre o Grupo Volkswagen, é que ele gosta de distribuir seus recursos disponíveis entre o maior número possível de marcas.
O que está claro, porém, é que a picape elétrica proposta será desenvolvida nos Estados Unidos. "O importante é que ... o veículo seja desenvolvido na região para a região. Portanto, ele não pode ser desenvolvido na Europa, ou da Ásia e trazido para cá. Eles precisam ser feitos com clínicas nos Estados Unidos", disse o novo CEO da VW da América para o Autoblog.
Fonte: Autoblog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos