A GM acelera os investimentos em carros elétricos em várias frentes. O grupo nortte-americano assinou um importante acordo com a Lithium Americas para garantir matéria-prima suficiente para produzir pelo menos um milhão de carros elétricos por ano.
A General Motors pagará 650 milhões de dólares e assim se tornará o primeiro investidor em um dos mais importantes locais de mineração do mundo, que fica nos Estados Unidos.
Segundo a GM, este é o maior investimento já feito por um fabricante para a produção de materiais necessários para as baterias. O acordo estará operacional a partir da segunda metade de 2026, quando a produção de lítio começará em Thacker Pass, em Nevada. Este último é considerado o maior depósito de lítio em todos os Estados Unidos e o terceiro maior do mundo.
Segundo as partes, esta operação criará um total de 1.500 novos empregos na Lithium Americas, enquanto outros 11.000 funcionários serão contratados para quatro fábricas (duas em Michigan, uma no Tennessee e uma em Ontário, Canadá) onde as baterias Ultium da GM serão produzidas.
Como mencionado, graças a esta injeção real de matérias primas, a General Motors tem como objetivo aumentar significativamente sua produção de carros elétricos movidos a bateria.
O grupo já começou a semear nos últimos anos, apresentando três picapes (o principal segmento do mercado norte-americano) como o GMC Hummer EV, o GMC Sierra EV e o Chevrolet Silverado EV. Mais recentemente, foram acrescentados SUVs de luxo como o Cadillac Lyriq e crossovers mais acessíveis como o Chevrolet Blazer EV e o Equinox EV.
A propósito, todas as fábricas onde estes veículos são produzidos serão 100% verdes até 2025. A GM, de fato, declarou que a partir daquele ano, as unidades de produção serão movidas exclusivamente por energia limpa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem