GM irá desenvolver 'super bateria' para veículos elétricos militares
A tarefa de atender à demanda vai para a GM Defense, que explorará a plataforma Ultium para criar um protótipo para veículos militares
A eletrificação é pra todo mundo. Mesmo para os militares dos EUA, que já lançaram alguns projetos de emissão zero na tentativa de reduzir seu impacto sobre o meio ambiente. E o último deles vai escrever um novo capítulo na bem estabelecida parceria com a General Motors.
A GM Defense é a divisão chamada "às armas" pela quase homônima Defense Innovation Unit (DIU), uma seção do Departamento de Defesa dos EUA. A tarefa do fabricante é desenvolver uma bateria protótipo para ser testada em plataformas usadas em veículos militares.
Ponto de partida
A empresa diz que aproveitará sua arquitetura Ultium, uma combinação de "baterias de veículos elétricos e um sistema de propulsão que pode fornecer potência, alcance e escala superior a qualquer tecnologia híbrida ou EV anterior", como lembra a própria General Motors.
"Modular e escalável – continua o fabricante – a plataforma Ultium utiliza diferentes produtos químicos e formas celulares, que a tornam adaptável às necessidades e tecnologias em mudança que se tornam disponíveis ao longo do tempo".
Do Hummer às baterias
Steve Dumont, presidente da GM Defense, disse: "Este reconhecimento é um elemento crítico para empresas de defesa não tradicionais, como a GM Defense, fornecer tecnologias comerciais que suportem a transição dos clientes para um futuro mais elétrico, autônomo e conectado."
"As tecnologias comerciais alimentadas por bateria continuam a amadurecer. A GM Defense oferece uma vantagem única ao aproveitar capacidades de negócios comprovadas e bilhões de investimentos em tecnologias de veículos elétricos ou autônomos para dar aos nossos clientes a oferta mais avançada que o mercado comercial pode oferecer."
No entanto, esta não é a primeira parceria entre a General Motors e os militares dos Estados Unidos. Em julho, por exemplo, as forças armadas solicitaram o fornecimento de um Hummer elétrico para fins experimentais. O movimento mais recente servirá, em vez disso, para "reduzir a dependência de combustíveis fósseis em ambientes operacionais e de guarnição".
Fonte: General Motors
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Troca de bateria do Nissan Leaf usado: até 500 km de autonomia
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Tesla está secretamente trocando as baterias das primeiras Cybertruck
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Durabilidade das baterias de carros elétricos surpreende em novos testes