A Toyota cortou os preços do Toyota bZ4X na China. Lançado no país asiático em outubro do ano passado, o primeiro SUV elétrico da montadora ficou mais competitivo e agora parte de 169.800 yuan, o equivalente a R$ 129.600 em uma conversão direta de moeda - quando estreou por lá, custava 199.800 yuans (R$ 152.400).
De acordo com os dados divulgados pelo site Electrek, a Toyota emplacou apenas 3.844 unidades do bZ4X na China, um número baixo para o patamar de vendas do mercado chinês, representando uma participação de apenas 0,26% no segmento de veículos elétricos.
Um dado interessante é que as montadoras japonesas têm uma forte presença no mercado automotivo local como um todo, com 19% de participação nas vendas, mas quando se trata do segmento de veículos elétricos, esse número cai para um ínfimo 0,35%.
Para colocar o mercado chinês em perspectiva, em 2022 foram emplacados 4,35 milhões de veículos elétricos, o que representa 22% das vendas totais. Ou seja, 1 a cada 5 veículos de passeio vendidos no país é um modelo 100% elétrico. Nesse cenário, montadoras como BYD, Tesla e SAIC-GM-Wuling são destaques e aceleram rapidamente os níveis de produção para uma demanda crescente.
A exemplo do Volkswagen ID.4 (vendido pela SAIC-VW e FAW-VW), o Toyota bZ4X é vendido por duas joint ventures na China, sendo que ambas baixaram o preço do SUV elétrico ao mesmo tempo.
Curiosamente, o anúncio de redução no preço vem poucos dias após o novo CEO da Toyota, Koji Sato, afirmar que a montadora irá aumentar suas opções de carros elétricos a bateria, se apoiando inicialmente na divisão de luxo Lexus.
A Toyota tem como meta atingir o patamar de 3,5 milhões de veículos elétricos produzidos por ano até 2030 globalmente. Nessa estratégia, a marca Lexus será a primeira a se tornar 100% elétrica, algo previsto para acontecer em 2035.
Fonte: Electrek
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv