Volvo diz que o futuro é elétrico e não há espaço para o motor a combustão
O CEO Jim Rowan adverte: se você não acelerar com veículos zero emissão, não será competitivo
A Volvo não tem dúvidas: quanto mais cedo mudarmos para a mobilidade elétrica, melhor. Isto foi dito por Jim Rowan, CEO da empresa, numa recente reunião com acionistas. O executivo disse que virar as costas para um futuro de emissão zero não faz sentido. E errado é continuar a desenvolver modelos com motores de combustão.
O fato é que tentar agradar a todos, continuando com uma estratégia 'multi energia', pode levar alguns fabricantes a reduzir o ritmo dos carros elétricos e, como resultado, perder competitividade com outras marcas que estão enfrentando a transição de forma mais decisiva.
Vários modelos a caminho
A fala de Rowan é consistente com a estratégia da Volvo, que de fato, mais do que outras, está avançando no sentido de se tornar um fabricante exclusivamente elétrico a partir de 2030.
Os planos da montadora sueca são ambiciosos. Dois SUVs elétricos a bateria chegarão este ano e, a partir de 2024, um novo veículo com emissões zero por ano será acrescentado à linha.
Os dois primeiros modelos são particularmente interessantes. Por um lado, haverá o EX90, um substituto elétrico para o famoso XC90, que se vai aposentar após mais de 20 anos de uma carreira honrosa. Por outro, um SUV compacto novinho em folha que permitirá à Volvo fazer a sua estreia num segmento de mercado inexplorado.
Volvo EX30, o rendido por Motor1.com
Antecipação do mercado
"Uma estratégia agressiva", disse Rowan, "permitirá à Volvo posicionar-se como uma referência entre os fabricantes de automóveis de luxo no campo elétrico" e permitirá captar partes da crescente procura deste tipo de veículo a nível mundial. De fato, de acordo com dados divulgados pela LMC Automotive, as vendas de veículos elétricos em 2022 aumentaram em 72% e a tendência não vai parar.
Plataforma elétrica da Volvo com bateria fornecida pela StoreDot
"Quando se enfrenta um período de transição como aquele que estamos vivendo", acrescentou o CEO da Volvo, "é que tem que se jogar". Se não investir antes que as novas oportunidades realmente surjam, então quando o mercado finalmente mudar, você não estará pronto. Não queremos que isso aconteça ao nosso fabricante de automóveis, por isso já começámos a investir fortemente para estar entre os primeiros da nova era".
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