O conceito Inception deu início a uma nova era para a Peugeot. O protótipo antecipou toda uma série de soluções que estarão presentes nos modelos futuros, desde o novo design até ao cockpit futurista.
O primeiro Peugeot a integrar muitas destas ideias será o 3008, que também será vendido como um carro elétrico pela primeira vez. Como será a segunda geração do crossover francês? Vamos descobrir um pouco com nossa projeção.
Com base no Inception e nos primeiros flagras de mulas, imaginamos um e-3008 com formas decididamente não convencionais. O crossover Peugeot terá ainda uma dianteira marcante, com uma grade mais larga com um efeito 3D e duas novas "ranhuras" laterais herdadas do conceito. Os faróis serão estreitos e continuarão a incorporar a clássica presa do Leão.
Peugeot e-3008, il render di Motor1.com
Os flancos serão ainda mais altos do que o modelo atual, com rodas de liga leve que poderão ir até 20". A parte mais interessante é definitivamente a traseira de três quartos, com um teto quase em forma de coupé arqueado que poderia dar ainda mais personalidade e singularidade ao e-3008.
A bordo poderemos encontrar uma nova interpretação do i-Cockpit, o painel distinto que tem distinguido os modelos Peugeot desde os 208 há mais de 10 anos. É claro que a evolução não será tão radical como a proposta no Inception, mas podemos esperar um quadro de instrumentos maior e uma tela central com gráficos avançados para manter um olho em todos os aspectos do carro.
Segundo as primeiras informações, o elétrico 3008 será construído na plataforma STLA Medium da Stellantis e estará disponível no lançamento com três opções de propulsão. A mais potente deverá ter um motor elétrico dupla para oferecer tração integral e permitir um alcance de cerca de 700 km.
Haverá também versões híbridas leves a gasolina na lista, possivelmente equipadas com o mesmo 1.2 PureTech com transmissão automática de dupla embreagem de 6 velocidades que em breve será instalada nos modelos 208, 2008, 308, 5008 e 408. E não faltarão os híbridos plug-in, que muito provavelmente terão uma bateria maior para permitir mais do que os atuais 50-60 km a zero emissões.
Quanto aos preços, considerando que os atuais híbridos plug-in são vendidos entre 45.000 e 54.000 euros, é razoável pensar que a versão elétrica começará a partir de pelo menos 50.000 euros (R$ 258.000).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot E-3008 é o elétrico mais barato do mundo com bateria de 100 kWh
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Novo Peugeot 3008 é um SUV cupê elétrico com 700 km de alcance; veja fotos
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Novo Peugeot E-3008: SUV elétrico é revelado em primeiras fotos oficiais
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Novo Peugeot e-3008: SUV coupé elétrico tem imagens reveladas... camuflado