A Toyota irá produzir veículos elétricos nos Estados Unidos a partir de 2025 em sua fábrica que fica no estado de Kentucky, que atualmente é a maior unidade de produção da montadora japonesa no mundo.
A notícia foi publicada pelo Nikkei, que diz que o novo presidente da Toyota, Koji Sato, sinalizou que a mudança de direção rumo aos carros elétricos se tornará uma prioridade durante sua gestão, depois que a marca japonesa recebeu amplas críticas por chegar atrasada ao jogo de eletrificação e argumentar contra os extremistas adeptos de EVs.
Apesar de ser o maior fabricante de carros do mundo, a Toyota só fabricou cerca de 24.000 veículos elétricos sob suas próprias marcas e a Lexus em 2022, enquanto a Tesla vendeu mais de 1 milhão de carros no mesmo ano, e o Grupo Volkswagen ficou no patamar de 600.000 unidades.
Em um passado não muito distante, o cientista-chefe da marca japonesa disse que ir a conversão total para os EVs não é a resposta para reduzir as emissões de carbono, pois muitas pessoas não usam a capacidade total da bateria de um VE, e que a solução é uma abordagem mais diversificada, com baterias menores instaladas em mais carros, o que basicamente significa mais híbridos e híbridos plug-in.
Agora, numa tentativa de capitalizar os novos incentivos governamentais oferecidos nos Estados Unidos, a Toyota planeja atualizar sua fábrica no Kentucky para produzir 10.000 SUVs elétricos mensalmente até o final de 2025 e até 200.000 unidades anuais a partir de 2026.
Toyota bZ Compact SUV Concept
Vale destacar que a empresa continuará a produzir veículos com motor de combustão interna e híbridos ao lado dos veículos elétricos, mas somente os carros movidos a bateria se beneficiarão do crédito fiscal de US$ 7.500 para veículos com emissão zero feitos nos Estados Unidos.
E com uma fábrica de baterias em construção na Carolina do Norte que deverá entrar em operação em 2025, a Toyota irá produzir os componentes de VEs inteiramente nos Estados Unidos, desde pequenos componentes até a montagem final.
A marca japonesa vende atualmente um único modelo totalmente elétrico nos Estados Unidos, o Toyota bZ4X, que tem um alcance estimado de 400 km, mas o novo CEO da empresa se comprometeu a acelerar "drasticamente" o lançamento de novos elétricos a bateria, um movimento que se centrará em torno de uma plataforma de próxima geração que deverá chegar ao mercado por volta de 2026.
A Lexus, que é a marca de luxo da Toyota, tem uma abordagem diferente, com a meta de se tornar 100% elétrica em termos globais até 2035 e vender 1 milhão de veículos elétricos em todo o mundo em 2030. Ao mesmo tempo, a Toyota como um todo quer vender até 3,5 milhões de VEs por ano nesta data.
Fonte: Nikkei
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Zeekr inicia produção de minivan elétrica antes da estreia oficial
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen pausa produção do ID.4 por falha em travas eletrônicas das portas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Stellantis pausa produção do Fiat 500e por baixa demanda