No terceiro trimestre de 2024, a Kia reportou um crescimento significativo nas vendas de veículos elétricos, alcançando 54 mil unidades, um aumento de 8,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo lançamento do EV3, um SUV compacto acessível que está se tornando popular na Coreia do Sul e em outros mercados.
O EV3, lançado em pré-venda na Coreia em junho de 2024, teve vendas expressivas, com 2.022 unidades vendidas apenas em setembro. Embora o mercado coreano tenha mostrado uma ligeira queda em relação ao mês anterior, quando 4.002 unidades foram comercializadas, as exportações do modelo registraram um aumento acentuado: foram 6.158 EV3 exportados em setembro, contra 1.424 unidades em agosto.
Kia EV3 no Salão de Paris
A Kia investiu em uma nova planta de produção exclusiva para veículos elétricos, a EVO Plant, em Gwangmyeong, Coreia do Sul, inaugurada no final de setembro. A fábrica, com capacidade para produzir até 150 mil veículos elétricos por ano, será responsável pela produção em massa de modelos como o EV3 e o futuro EV4, parte da estratégia da Kia para consolidar sua posição no mercado global de veículos eletrificados.
Para expandir ainda mais a presença do EV3, a Kia planeja iniciar a produção do modelo no México até o final de 2024, com lançamento no mercado norte-americano previsto para o início de 2025. Nos Estados Unidos, a expectativa é que o EV3 seja comercializado entre US$ 30 mil e US$ 35 mil.
Na Europa, onde o EV3 é oferecido com autonomia de até 599 km (372 milhas, padrão WLTP) e preço inicial de aproximadamente US$ 40 mil, a demanda também é promissora. A Kia projeta que, até 2025, veículos elétricos e híbridos representem mais de 40% de suas vendas totais na região.
Para o mercado brasileiro, ainda não há confirmação oficial sobre a chegada do EV3, mas o modelo é estimado para se posicionar na faixa entre R$ 200.000 e R$ 250.000, competindo com outros elétricos compactos, como o Volvo EX30, atualmente comercializado a partir de R$ 229.950.
A Kia também obteve um crescimento considerável nas vendas de veículos eletrificados em mercados como América do Norte, Índia e Ásia-Pacífico. Com essa expansão, a montadora sul-coreana busca reforçar sua linha de veículos sustentáveis e garantir uma participação mais sólida no mercado automotivo em transição.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Kia EV3: SUV elétrico de entrada é apresentado no Salão de Paris
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Kia EV3: SUV elétrico pode ser feito no México e deveria vir ao Brasil
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio