Picapes elétricas grandes podem poluir tanto quanto um compacto a gasolina
Caminhonetes elétricas grandes, como a GMC Hummer EV, podem não ser tão "verdes" assim, diz o New York Times
O New York Times publicou recentemente um artigo com o título: “Just How Good for the Planet Is That Big Electric Pickup Truck?" (Quão boa para o planeta é essa picape elétrica grande?). Isto não é uma surpresa, já que cada vez mais pessoas têm comprado uma picape elétrica enorme e cara como a GMC Hummer EV, enquanto a Cybertruck da Tesla se prepara chegar em 2023.
Quando os carros híbridos e elétricos chegaram ao mercado pela primeira vez, eram tipicamente pequenos, com visual diferente e práticos, mas sem muito estilo ou desempenho. As pessoas queriam picapes elétricas grandes, assim como SUVs de três fileiras, no entanto. Para que os fabricantes de automóveis provassem que os veículos elétricos são tão bons (ou muito melhores) do que os carros a combustão, eram necessários modelos maiores e mais práticos, além de terem um desempenho impressionante.
De qualquer modo, de acordo com um artigo do Autoblog feito por Elana Shao do The New York Times, admite-se que com a escolha por uma picape elétrica em vez de uma caminhonete a combustão, as emissões serão de fato significativamente reduzidas. Shao afirmou no Autoblog que:
"Compare a Ford F-150 com a elétrica F-150 Lightning. As versões elétricas são responsáveis por até 50% menos emissões de gases de efeito de estufa por quilômetro rodado".
No entanto, o artigo do The New York Times também apresenta um contraponto para provar que, embora os grandes veículos elétricos sejam mais limpos e mais eficientes do que os grandes veículos a combustão, não são tão limpos ou eficientes quanto os carros elétricos compactos.
Já sabíamos que os carros elétricos eram melhores para o meio ambiente do que os equivalentes a combustão. Faz sentido que a comparação tenha mais peso se se escolherem concorrentes de tamanho semelhante. No entanto, quanto maior o veículo, independente da propulsão, menos amigável ao meio ambiente ele será.
O artigo destaca que estas grandes picapes elétricas têm baterias enormes e utilizam mais eletricidade. Isto significa que elas têm mais emissões globais em seu ciclo de vida. Entretanto, os elétricos compactos podem gerar muitas emissões durante o processo de produção, mas não leva muito tempo para compensar essas emissões ao rodar sem soltar gases nocivos. O autor do New York Times continua a salientar que os veículos grandes e pesados também criam um risco de segurança mais elevado do que os modelos pequenos.
Fonte: Autoblog
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