De duas a quatro rodas, a fabricante indiana Ola - famosa em sua terra natal pela produção de motocicletas com emissão zero - está apostando alto no carro elétrico. E o faz através de suas divisões Ola Electric Technologies e Ola Cell Technologies, com um investimento de 76,14 bilhões de rupias (861 milhões de euros) em carros e baterias.
Os fundos irão precisamente para o estado de Tamil Nadu, onde o fabricante já está envolvido na produção de motocicletas elétricas. Um dos objetivos é transformar a região em um dos maiores centros de produção de veículos elétricos do mundo.
O centro cobrirá cerca de 8 quilômetros quadrados e produzirá um pouco de tudo: carros elétricos e motocicletas, mas também baterias para veículos, bem como centros de distribuição para fornecedores e vendedores. Espera-se que a produção de células comece já no final de 2023.
Mas as operações não serão fáceis, porque a Índia ainda não tem acesso a muitas das matérias primas necessárias para a transição. A esperança da Ola é de que o novo centro acelere a disponibilidade de minerais para baterias e veículos elétricos.
O investimento criará mais de 3.000 empregos. Enquanto isso, a empresa está crescendo e pretende produzir centenas de milhares de motocicletas e carros elétricos. O fabricante também anunciou planos de expansão na América do Sul, Europa e países do sudeste asiático.
As ambições da Ola refletem a crescente demanda por veículos movidos a bateria no subcontinente indiano, que quer criar seu próprio nicho no universo da mobilidade sustentável. Entre Tata, Mahindra, Suzuki Maruti e outros, o país - o segundo país mais populoso do mundo - está correndo em direção à emissão zero.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia