O novo Citroën eC3 foi lançado oficialmente na Índia. Versão totalmente elétrica do Citroën C3, o modelo já está à venda no país asiático em duas versões e com preços que variam entre 1.150.000 e 1.243.000 rupias, o equivalente a R$ 72.200-R$ 78.020 em uma conversão direta.
Revelado em imagens oficiais há poucas semanas, o novo Citroën C3 elétrico tem como proposta atacar o segmento de entrada dos carros elétricos, que no caso da Índia possui concorrentes como o Tata Tiago. Mas ele também irá encarar modelos como o Renault Kwid E-Tech, que será vendido em breve por lá.
O Citroën eC3 está equipado com um motor elétrico montado no eixo dianteiro que entrega 57 cv e 14,6 kgfm, o suficiente para acelerar de 0 a 60 km/h em 6,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 107 km/h; números que confirmam sua proposta de carro elétrico urbano. Além disso, o compacto possui dois modos de condução – Eco e Standard – juntamente com a travagem regenerativa.
O powertrain é alimentado por uma bateria de 29,2 kWh, suficiente para um alcance de 320 km pelo ciclo indiano ARAI. São duas opções de carregamento. O primeiro é um carregador rápido DC que pode carregar a bateria de 10 a 80% em 57 minutos, e o segundo é um carregador CA a bordo de 3,3 kW que também é capaz de carregamento rápido CCS2. O eC3 também pode ser recarregado com a ajuda de um carregador doméstico e requer 10,5 horas para recuperar de 10 a 100%.
Em termos de visual, o Citroën eC3 é praticamente idêntico ao seu equivalente a combustão. Por fora, as principais mudanças são a ausência de escapamento e uma porta de carregamento que fica localizada no para-lamas dianteiro.
O Citroën eC3 é oferecido em duas versões, Live e Feel. Os recursos também são semelhantes ao modelo com motor a gasolina, com o acabamento Feel equipado com opcionais recebendo uma tela sensível ao toque de 10,2 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, sistema de áudio de quatro alto-falantes e um banco do motorista ajustável em altura.
O eC3 também recebe tecnologia de carro conectado, cortesia do aplicativo MyCitroen Connect. Tem 35 funcionalidades inteligentes que lhe permitem verificar coisas como o estado de carregamento do automóvel, a sua localização, o comportamento de condução e a localização da estação de carregamento mais próxima.
Produzido na Índia ao lado das versões a gasolina, o Citroën eC3 tem garantia de 7 anos ou 140.000 km para a bateria, além de 100.000 km para o motor elétrico e 130.000 ou 3 anos para o veículo e seus equipamentos; também há opções de garantia estendida.
O Citroën eC3 também será exportado para outros mercados, possivelmente a Europa e até mesmo o Brasil, a exemplo do que a Renault faz com o Dacia Spring/Kwid E-Tech, um dos rivais mais diretos e que será lançado em breve na Índia.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv