A montadora italiana Dormant Lancia está num caminho para o completo rejuvenescimento depois de produzir apenas um modelo nos últimos oito anos - o carro urbano Ypsilon, que por sua vez celebrará seu 12º aniversário em 2023.
A reportagem vem através da publicação britânica Autocar, que escreve que a marca famosa por fazer os modelos Flavia, Flaminia, Delta e 037 se reinventa como uma marca EV Premium, cortesia da plataforma STLA da Stellantis, sendo o primeiro modelo da linha a obter uma atualização completa o Ypsilon envelhecido, seguido por um sedã de "primeira classe", e o novíssimo hatchback Delta.
De acordo com a Autocar, o carro elétrico compacto de próxima geração estreará em 2024 e está "basicamente pronto", de acordo com o CEO da marca, Luca Napolitano, que se comprometeu a reacender o espírito dolce vita que caracterizou os modelos da marca dos anos 60 e 70. Um carro conceito que se diz "muito próximo do novo carro de produção" será revelado durante a Semana de Design de Milão, em abril.
Após o novíssimo Ypsilon, que deverá ser baseado na mesma plataforma que o atual Fiat 500 totalmente elétrico, considerando que a arquitetura STLA Small não será introduzida até 2026, um sedã totalmente elétrico entrará na linha da marca italiana em 2026, seguido pelo novo Delta em 2028, ambos previstos para serem construídos na plataforma STLA Medium.
"Planejamos dois carros novos a cada dois anos de 2024 a 2028", disse Napolitano à Autocar. "Começaremos com a nova geração de Ypsilon, o primeiro Lancia totalmente elétrico, [então lançamos] o novo sedã premium em 2026 [quando a Lancia deixará de vender veículos a combustão], e em 2028 definiremos o renascimento para o Delta".
Com base em declarações anteriores feitas pela Stellantis sobre sua estratégia de compartilhamento da plataforma STLA, a arquitetura Medium permitirá carros que estão aproximadamente entre um Volkswagen Golf e um Toyota Camry em tamanho, com motores elétricos desenvolvendo entre 150-330 kW (201-442 cavalos de potência) e capacidades de bateria variando de 87 a 104 kWh, oferecendo um alcance de até 700 quilômetros.
Lancia foi fundada em 1906 na Itália e ao longo dos anos fez de tudo, de carros e vans a ônibus e caminhões, e teve grande sucesso no mundo do rali, ganhando vários títulos com os modelos Fulvia, Stratos, 037 e Delta nas décadas de 1970 e 1980. Nos Estados Unidos, a Lancia era e é uma marca pouco conhecida, com poucos e distantes modelos sendo vendidos aqui, com a maioria das unidades chegando aos clientes entre 1975 e 1981.
Além disso, durante o início dos anos 2010, os modelos Chrysler foram vendidos como Lancias na Europa Continental, enquanto os modelos Lancia foram rebatizados como modelos Chrysler no Reino Unido e na Irlanda, o que não correu tão bem quanto se esperava, com as vendas diminuindo e a experiência mal sucedida terminando em 2015, quando a Lancia ficou "presa" apenas com o Ypsilon, que só seria vendido na Itália a partir de 2017.
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