O trenó das renas voadoras provavelmente continuará sendo o veículo usado para atravessar os céus de forma sustentável no mundo, mas o Papai Noel decidiu que este ano também tentará uma viagem em terra firme nas estradas, subindo a bordo de um caminhão elétrico.

Quem vai alojar o Papai Noel nesta curiosa iniciativa serão as empresas ABB, Coca-Cola e Volvo Trucks, que lançaram o primeiro tour 100% elétrico da Real Magic VillageReal Magic Village di Coca-Cola, tudo isso para demonstrar como é possível atravessar a Itália de norte a sul por meio de transporte de carga movido a bateria, ou seja, com caminhões totalmente eletrificados. 

Pode ser feito

De Milão a Catânia, passando por Bérgamo e Nápoles, o Caminhão elétrico de Natal percorrerá aproximadamente 1.300 quilômetros, viajando de um extremo ao outro do país e parando nas estações de recarga da ABB, onde suas baterias serão recarregadas.

external_image

Todo esse trajeto será feito livre de emissões, isso porque toda a eletricidade das recargas serão originadas somente por fontes 100% renováveis. Para adotar as infraestruturas da Península, o Papai Noel vai utilizar os serviços da Duferco Energia, testando assim também a eficácia dos serviços de roaming.

Sustentabilidade e solidariedade

"Trabalhamos todos os dias para dissipar os falsos mitos sobre mobilidade elétrica e demonstrar como é uma realidade que, já hoje, mostra seus benefícios - disse Antonio De Bellis, gerente de mobilidade elétrica da ABB Itália. Agora temos um testemunho excepcional, que nos mostra como o caminho para a sustentabilidade pode ser percorrido em nosso país, mesmo para o transporte de mercadorias".

"Para testemunhar nossa passagem nas cidades onde o caminhão Real Magic Village di Coca-Cola vai parar, a ABB vai doar duas estações de carregamento que serão disponibilizadas aos governos locais para apoiar sua transição para a mobilidade elétrica", diz Gianluca Lilli, diretor executivo da ABB. "Esperamos contribuir para melhorar o impacto energético das cidades através das nossas tecnologias, que já estão ajudando a tornar os edifícios, hospitais, infraestruturas, sistemas de transporte urbano e indústrias mais inteligentes e sustentáveis através de uma gestão inteligente da energia".

O bacana é que essa ação com o caminhão elétrico será marcada não só pela sustentabilidade, mas também pela solidariedade: a ABB Itália decidiu unir-se à Coca-Cola no apoio ao Banco Alimentare, com uma doação que resultará na distribuição de 150.000 refeições a pessoas carentes através das organizações beneficentes que têm um acordo com a empresa.