Quanto custa recarregar um carro elétrico em um carregador público em SP?
Veja exemplos de preços cobrados e simulação de custo da recarga para alguns modelos de veículos elétricos
Uma das principais demandas do carro elétrico é o carregamento da bateria, que pode ser feito de forma doméstica, ou em estações públicas de carregamento, cada vez mais frequentes, e que normalmente cobram por kWh consumido.
A infraestrutura de carregamento é um dos pilares da mobilidade elétrica, mas ainda depende de pesados investimentos para se expandir pelo Brasil. No entanto, nas principais cidades do país já é possível ter algumas opções de escolha, com pontos de recarga instalados em shopping centers, supermercados, grandes lojas e pontos de interesse.
No entanto, embora ainda existam muitos eletropostos sem cobrança, a tendência é que os locais abertos e com recarga totalmente gratuita cedam espaço aos pontos de carregamento gerenciados por aplicativos que podem ser utilizados mediante o pagamento de tarifa.
Em São Paulo, por exemplo, a Tupinambá possui uma rede com carregadores de até 22 kW instalados em supermercados, hipermercados, concessionárias e pontos de interesse, onde a recarga pode ser gratuita, ou mediante tarifa, que oscila de R$ 1,50 a R$ 1,95 por kWh, no caso do posto de recarga rápida de 50 kW da Shell Recharge.
Já na rede da EzVolt, o preço da recarga pode variar de R$ 1,77 por kWh no carregador lento (7 kW) a R$ 1,97 por kWh para os carregadores rápidos de 60 kW.
Esses são apenas alguns exemplos de preços para carregamento em estações públicas, considerando que existe um vasto mercado a ser explorado e que recebe novas empresas diariamente. Por fim, vale lembrar que esta é uma opção ao carregamento doméstico, este bem mais em conta.
Veja abaixo a simulação com valores de recarga (20 a 80%) para alguns modelos de carros elétricos:
Modelo | Bateria (capacidade útil) | Autonomia (Inmetro/WLTP) | Preço da recarga 20-80% - R$ 1,50/kWh | Preço da recarga 20-80% - R$ 1,97/kWh |
Renault Kwid E-Tech | 26,8 kWh | 186 km / 265 km | R$ 24,12 | R$ 31,67 |
Nissan Leaf | 40 kWh | 192 km / 270 km | R$ 36,00 | R$ 47,28 |
Peugeot e-208 | 46 kWh | 220 km / 340 km | R$ 41,40 | R$ 54,37 |
Volvo XC40 P6 | 67 kWh | 231 km / 420 km | R$ 60,30 | R$ 79,19 |
BMW iX50 M | 105,2 kWh | 528 km / 630 km | R$ 94,68 | R$ 124,34 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Zeekr apresenta estratégia global para rede de recarga de carros elétricos
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil