Uma das principais demandas do carro elétrico é o carregamento da bateria, que pode ser feito de forma doméstica, ou em estações públicas de carregamento, cada vez mais frequentes, e que normalmente cobram por kWh consumido.
A infraestrutura de carregamento é um dos pilares da mobilidade elétrica, mas ainda depende de pesados investimentos para se expandir pelo Brasil. No entanto, nas principais cidades do país já é possível ter algumas opções de escolha, com pontos de recarga instalados em shopping centers, supermercados, grandes lojas e pontos de interesse.
No entanto, embora ainda existam muitos eletropostos sem cobrança, a tendência é que os locais abertos e com recarga totalmente gratuita cedam espaço aos pontos de carregamento gerenciados por aplicativos que podem ser utilizados mediante o pagamento de tarifa.
Em São Paulo, por exemplo, a Tupinambá possui uma rede com carregadores de até 22 kW instalados em supermercados, hipermercados, concessionárias e pontos de interesse, onde a recarga pode ser gratuita, ou mediante tarifa, que oscila de R$ 1,50 a R$ 1,95 por kWh, no caso do posto de recarga rápida de 50 kW da Shell Recharge.
Já na rede da EzVolt, o preço da recarga pode variar de R$ 1,77 por kWh no carregador lento (7 kW) a R$ 1,97 por kWh para os carregadores rápidos de 60 kW.
Esses são apenas alguns exemplos de preços para carregamento em estações públicas, considerando que existe um vasto mercado a ser explorado e que recebe novas empresas diariamente. Por fim, vale lembrar que esta é uma opção ao carregamento doméstico, este bem mais em conta.
Veja abaixo a simulação com valores de recarga (20 a 80%) para alguns modelos de carros elétricos:
Modelo | Bateria (capacidade útil) | Autonomia (Inmetro/WLTP) | Preço da recarga 20-80% - R$ 1,50/kWh | Preço da recarga 20-80% - R$ 1,97/kWh |
Renault Kwid E-Tech | 26,8 kWh | 186 km / 265 km | R$ 24,12 | R$ 31,67 |
Nissan Leaf | 40 kWh | 192 km / 270 km | R$ 36,00 | R$ 47,28 |
Peugeot e-208 | 46 kWh | 220 km / 340 km | R$ 41,40 | R$ 54,37 |
Volvo XC40 P6 | 67 kWh | 231 km / 420 km | R$ 60,30 | R$ 79,19 |
BMW iX50 M | 105,2 kWh | 528 km / 630 km | R$ 94,68 | R$ 124,34 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla