De acordo com várias reportagens que circulam na empresa, espera-se que a General Motors anuncie uma nova parceria de eletrificação com a Samsung SDI para a produção de baterias.
As reportagens, baseadas em fontes não oficiais, dizem que as duas empresas podem assinar um Memorando de Entendimento (MOU) esta semana (na quarta-feira, 8 de março).
As reportagens baseiam-se nas notícias anteriores de que as conversações da GM-LG Energy Solution (LGES) sobre a quarta fábrica de baterias nos Estados Unidos foram suspensas. A GM e a LGES lançaram até agora três projetos de baterias Ultium Cells (a primeira planta já está produzindo células de bateria, desde 2022).
As plantas da LG estavam focadas em pacotes de baterias, enquanto outro rumor era de que a GM estaria considerando também usar (pela primeira vez) células de bateria cilíndricas.
Como entendemos, a razão para acrescentar um parceiro adicional de baterias seria usar algum tipo de baterias cilíndricas novas que o parceiro de baterias existente não está disposto a fornecer (pelo menos até as especificações/tempo/custos requeridos).
É aqui que a Samsung SDI entra em jogo. O fabricante sul-coreano estava fornecendo principalmente células de bateria prismáticas e células cilíndricas de menor capacidade (tipo 1865 ou 2170), que a LGES também possui na sua linha. No entanto, a Samsung SDI também está visando as células de bateria cilíndrica de maior capacidade do tipo 46xx (um diâmetro padrão de 46 milímetros).
Relatórios não oficiais sugerem que o acordo da GM-Samsung SDI resultará em uma fábrica de joint venture localizada em Michigan, que poderá ter uma capacidade anual de fabricação de 30-50 GWh de células de bateria (suficiente para 300.000-500.000 veículos elétricos, assumindo 100 kWh/carro). Uma fábrica desse tipo custaria pelo menos alguns bilhões.
Será muito interessante ver se a mudança também exigirá o desenvolvimento de uma plataforma EV totalmente nova, ou se a plataforma Ultium é flexível o suficiente para acomodar o novo tipo de células/módulos ou mesmo o projeto chamado cell-to-pack.
A CEO da GM Mary Barra disse que "um dos pontos fortes da plataforma GM é a capacidade de usar células de bateria de bolsa, prismáticas e cilíndricas", o que é outro sinal de que os rumores de células de bateria cilíndricas podem ser verdadeiros.
A propósito, a Tesla também está usando vários fatores de forma de bateria (e composições químicas), começando com 1865-, 2170-, 4680- e prismática (LFP), nem mesmo deixando de lado o primeiro tipo de bateria 1865.
Uma joint venture com a GM seria um grande impulso para a Samsung SDI, que até agora era um fornecedor de baterias muito menor do que a LG e mais tarde também que a SK Innovation's SK On. A empresa também está construindo uma fábrica de baterias em Indiana, juntamente com a Stellantis, bem como expandindo suas instalações de baterias em Michigan.
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