Até 800 quilômetros de autonomia. Esta é a promessa da STLA Large, uma das novas plataformas dedicadas para carros elétricos da Stellantis, que está se preparando para entrar em produção. O grupo automotivo está anunciando a produção da arquitetura em sua fábrica Cassino, no Lazio, Itália.
Assim, após anos de produção de carros de marcas premium como Alfa Romeo e Maserati, a fábrica italiana estenderá suas atividades às plataformas BEV. Entretanto, a Stellantis ainda não especifica quais modelos irão compartilhar a STLA Large. Novas informações virão "em uma etapa posterior".
Descrita como 'altamente flexível', ela servirá de base para vários modelos da Stellantis e, como mencionado, oferecerá "um alcance de até 800 quilômetros/500 milhas em combinação com módulos de propulsão elétrica Stellantis (EDM) e pacotes de baterias modulares".
Mas a STLA Large é apenas uma das quatro plataformas nas quais o grupo está baseando sua estratégia Dare Forward 2030, que tem o objetivo de aumentar a participação dos carros elétricos vendidos na Europa para 100% e zero emissões até 2038. As outras três arquiteturas são STLA Small, Medium (ambas monobloco, como a Large) e Frame (com chassi separado).
"Este nível de flexibilidade, combinado com o compartilhamento de componentes entre plataformas, reduzirá a complexidade criando economias de escala com cada plataforma capaz de produzir até dois milhões de unidades por ano".
A Stellantis utilizará três módulos de propulsão elétrica diferentes cobrindo toda a linha de veículos, desde a plataforma STLA Small até a estrutura STLA. Esta tecnologia de terceira geração tem um alto grau de flexibilidade e é tanto modular quanto escalável (de 70 kW a 330 kW), com um alto nível de compartilhamento que otimiza os custos.
Um elemento-chave desta estratégia é o desenvolvimento de um único inversor para as três famílias EDM com tecnologia escalável, um microprocessador comum e controles e software produzidos internamente.
O CEO Carlos Tavares comenta sobre a notícia: "Os veículos baseados na plataforma STLA Large que estamos projetando revolucionarão a experiência de dirigir com funcionalidades e recursos de ponta e, para isso, contamos com a grande experiência de nossos funcionários e da equipe de gerenciamento Stellantis para conseguirmos atingir nossas ousadas metas de custo e qualidade.
Cassino é a segunda unidade da Stellantis indicada publicamente para produzir veículos baseados na plataforma STLA Large, juntando-se à unidade de montagem de Windsor, no Canadá.
Fonte: Stellantis 1, Stellantis 2
RECOMENDADO PARA VOCÊ
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias