A Stellantis tem um plano ambicioso na transição para a mobilidade elétrica e, nesse processo, anunciou recentemente seus resultados financeiros e de vendas em 2022, por sinal, bastante positivos. 

Ao todo foram 288.000 carros elétricos vendidos pelas montadoras do grupo no ano passado. Em termos percentuais, os carros com emissão zero registraram um forte crescimento de 41% na comparação o mesmo período de 2021. Como um todo, as vendas globais de automóveis e comerciais leves teve queda de 11,2%, o que mostra o avanço de participação dos modelos movidos a bateria.

Peugeot e-208 no Electric Experience 2022

Atualmente, a Stellantis possui 23 modelos de veículos elétricos a bateria no portfólio, sendo que mais nove lançamentos estão previstos para até o final de 2023. De acordo com o plano estratégico Dare Forward 2030, o grupo terá 47 modelos de carros elétricos a bateria na linha até o final de 2024 e 75 até 2030, com a meta de atingir 5 milhões de unidades vendidas por ano em 2030.

Chrysler Airflow Concept exterior rendering front right view

Chrysler Airflow Concept 

No segmento de veículos elétricos comerciais, a Stellantis foi a número 1 em vendas na Europa em 2022, ocupando o segundo lugar nas vendas de carros elétricos, com destaque para modelos como o Peugeot e-208, que foi o campeão na França, e o Fiat 500 elétrico, o preferido na Itália - ambos foram lançados no Brasil em 2021.

Jeep Avenger

Jeep Avenger

Enquanto a Peugeot aposta em modelos como e-2008, que será atualizado, e o e-308, que começa a chegar ao mercado neste ano, entre outras novidades, a Fiat promete dois elétricos inéditos até o final deste ano. Eles devem ser os sucessores elétricos de Panda e Punto. 

A partir de 2024, os destaques incluirão a Ram 1500 REV, primeira picape elétrica da marca norte-americana, que será construída na nova plataforma elétrica da Stellantis. 

Fiat Concept Centoventi

Fiat Concept Centoventi

Além do lançamento de novos modelos, o plano de transição energética da Stellantis inclui parcerias de peso para a produção de baterias EV: estão confirmadas 5 Giga fábricas (3 na Europa e 2 nos EUA) e parcerias, como a firmada com a Vulcan Energy para a extração sustentável de lítio, e com outras empresas de mineração como a Controlled Thermal Resources, Alliance Nickel, Element 25 e Terrafame.

Entre as iniciativas, podemos incluir ainda uma parceria para a construção de aeronaves elétricas de decolagem vertical e desenvolvimento de software de ponta nas áreas de conectividade, serviços e até condução autônoma.