Bao Leopard 5: BYD registra SUV híbrido com 1.200 km de alcance no Brasil
Produzido pela submarca Fang Cheng Bao, Leopard 5 já tem aspirações globais
A BYD registrou vários novos modelos aqui no Brasil nesta semana e um deles é o Leopard 5, um SUV híbrido plug-in para o segmento premium desenvolvido pela submarca Fang Cheng Bao que acaba de ser lançado na China, antes de chegar aos mercados internacionais.
Uma das atrações da BYD no Salão de Pequim, o Fang Cheng Bao Leopard 5 é um SUV eletrificado baseado em uma nova plataforma da BYD, a arquitetura híbrida chamada DMO (Dual Mode Off-road). Vale lembrar que esta mesma plataforma servirá de base para a inédita picape BYD Shark, que será apresentada ao mundo na próxima semana.
Mas falando da Fang Cheng Bao, trata-se de uma nova marca da BYD que fica posicionada entre a Denza e a YangWang (topo de linha) em termos de preços. Além do Leopard 5, a linha da submarca receberá mais dois veículos chamados Leopard 3 e Leopard 8.
Como podemos ver nas fotos, o Leopard 5 aposta no visual de estilo quadrado e robusto, mais comum em utilitários com essa proposta e que remete a modelos desde o Ford Bronco até o tradicional Land Rover Defender.
Com 4,89 metros de comprimento e 2,80 metros de entre-eixos, o SUV se caracteriza pelo para-brisa plano, linha de capô alta, molduras plásticas nos arcos de roda, pneus BFGoodrich 265/55 R18 AT e faróis de bloco grandes. Na traseira, lanternas em forma de D e estepe fixado na tampa do porta-malas.
A cabine segue um pouco do que já vimos em outros modelos da marca, incluindo a grande tela central flutuante. Há quadro de instrumentos LCD, volante esportivo em forma de D, um seletor de câmbio retrátil, porta-copos e duas almofadas de carregamento sem fio e sensor para reconhecimento fácil do lado do motorista.
Galeria: BYD Fang Cheng Bao 5
Outra novidade do Leopard 5 é o sistema de suspensão Disus-P que permite ângulos de aproximação e saída de 35 e 32 graus, respectivamente. O trem de força é baseado no novo sistema DMO da BYD, que integra um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos (270 cv+340 cv) e três bloqueios de diferencial com uma potência combinada de 680 cv e torque máximo de 77,5 kgfm.
No modo totalmente elétrico, a bateria permite alcance de até 125 km (CLTC) que pode ser recarregada em até 16 minutos em condições ideais. Quando combinado com o motor a combustão, a autonomia vai a 1.200 km.
Sabemos que o registro de marca não é garantia absoluta de lançamento, mas pelo que apuramos em nossa visita à China o Leopard 5 deve sim vir ao Brasil. O jipão híbrido estaria nos planos da marca junto com outros modelos das divisões de luxo da BYD - na prática, ele é a versão SUV da picape Shark e teria preços estimados na casa dos R$ 500 mil. Os modelos da divisão Bao deverão ser vendidos no Brasil em concessionárias separadas das lojas BYD “normais”.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BYD Dolphin 2025 reestilizado: primeiras imagens reveladas
Caminhão elétrico da Renault tem 600 km de autonomia
BYD: nova bateria Blade chegará em 2025 com 15% de redução no custo
Isenção de IPVA: Governo de São Paulo exclui carros e ônibus elétricos
BYD anuncia baterias de estado sólido para 2030 nos carros elétricos
Jaguar Typ 00 EV: Tudo que já sabemos sobre ele
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)