VW anuncia 1º gigafábrica de baterias para carros elétricos fora da Europa
A fábrica de baterias do grupo alemão será sediada em St. Thomas, Ontário: iniciará a produção em 2027
A Volkswagen já decidiu: sua primeira gigafábrica fora da Europa será construída no Canadá. Depois de muitos rumores, o anúncio oficial finalmente chegou. A fábrica será localizada, mais precisamente, em St. Thomas, na província de Ontário.
Com a nova fábrica, embora não esteja localizada estritamente dentro do território dos Estados Unidos, a Volkswagen espera poder ter acesso ao crédito fiscal de US$ 7.500 proposto pela administração Biden para apoiar a mobilidade elétrica no país.
A nova Volkswagen Gigafactory será gerenciada por uma joint venture criada pela Volkswagen e Power Co, a empresa fabricante de baterias do grupo que está gerenciando o plano de US$ 20 bilhões que Wolfsburg está perseguindo nesta área e que também levará à criação de 20.000 empregos.
Da Europa ao Canadá
A fábrica St. Thomas Gigafactory será a terceira a ser construída pela Volkswagen. As duas primeiras fábricas serão construídas em Salzgitter, Alemanha, e Valência, Espanha. Continuando com a questão das baterias, o grupo alemão também firmou uma parceria com a Northvolt, que, graças ao apoio de Wolfsburg, iniciou a produção de baterias na fábrica Skelleftea, na Suécia. Mas aqui a empresa que opera a fábrica é diferente.
- Gigafactory Salzgitter: início da produção: 2025
- Gigafactory Valencia: início da produção 2026
- Gigafactory St. Thomas: início da produção 2027
Baterias de última geração
A decisão de construir uma Gigafactory em Ontário foi tomada como resultado do acordo alcançado com o governo canadense, com o qual a Volkswagen assinou um memorando de entendimento para "a criação de valor no setor de baterias e a segurança das matérias-primas a fim de promover a mobilidade elétrica no país".
Na nova gigafábrica canadense, a Volkswagen produzirá células de próxima geração. Estas são as células unificadas prismáticas que o grupo utilizará para a grande maioria dos veículos elétricos a serem produzidos no futuro próximo. Elas, como explicado no dia de sua apresentação, reduzirão drasticamente o tempo e os custos de produção.
Falando em células inovadoras, a Volkswagen também está trabalhando na tecnologia de estado sólido. Nesta frente, a colaboração com a QuantumScape, uma empresa americana que é uma das mais promissoras no cenário mundial no que diz respeito a esta tecnologia, é bem conhecida.
Galeria: Gigafábrica de baterias da Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian