A Volkswagen deverá promover importantes mudanças na política de preços dos elétrico ID.3 nas próximas semanas. De acordo com a imprensa da Europa, principal mercado do modelo, a empresa reduzirá valores e acabará entrando na recente guerra de preços iniciada pela Tesla. Ao que tudo indica, a tabela da versão de entrada cairá de 43.995 euros para algo abaixo dos 40.000 euros.
O valor corresponde à configuração de entrada equipada com bateria de 58 kWh e comercializada na Alemanha. Os novos preços serão oficializados nos próximos dias, quando a Volkswagen atualizará o configurador online do modelo e, além dos novos valores, incluirá na página as novidades do recente facelift lançado.
Galeria: Volkswagen ID.3 Facelift
Até então, a Volkswagen não planejava entrar na briga comercial instigada pela Tesla. O próprio Oliver Blume, CEO do grupo, se mostrou contra a guerra de preços. No entanto, a concorrência no segmento é acirrada e não seria possível ficar de braços cruzados. O movimento da marca norte-americana deverá colocar pressão também sobre outros rivais, incluindo a Renault com o Mégane E-Tech.
Para efeito de comparação, o Tesla Model 3 custa 45.970 euros e se aproxima perigosamente o ID.3 mais barato. Some a isso o fato de o modelo norte-americano pertencer à categoria superior (segmento D), oferecer mais autonomia (491 km no padrão WLTP, contra 426 km) e desempenho extra.
No recente facelift, o ID.3 ganhou acabamento aprimorado na cabine (novas revestimentos e materiais de melhor qualidade), sistema de entretenimento com tela de 12 polegadas e software atualizado, função Plug & Charge, carregamento bidirecional e recursos de assistência à condução mais eficientes.