Volkswagen anunciará plano de 5 anos para acelerar os carros elétricos
Surgem os primeiros detalhes do que será anunciado em 14 de março. O Grupo também quer acelerar o desenvolvimento de software
Oficialmente posicionado em setembro passado no lugar de Herbert Diess, o novo CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, deixou claro desde o início que queria adotar uma estratégia diferente para conduzir o grupo alemão à era do veículo elétrico.
As ideias do novo executivo chegaram até nós principalmente através de entrevistas ou após reuniões com acionistas. Mas logo o gigante alemão colocará seus próximos passos no papel.
Atenção com o Trinity
De acordo com uma matéria publicada pelo Automotive News Europe, a Volkswagen está determinada a acelerar a próxima geração de carros elétricos e o desenvolvimento de seu software. Em termos concretos, a empresa pretende delinear um plano de investimento de cinco anos que cobrirá todas as marcas do Grupo.
Os planos serão revelados em detalhes no encontro de imprensa anual no dia 14 de março, e entre os tópicos mais importantes estará o carro-chefe Trinity. O projeto visionário em termos de condução autônoma e trem de força elétrico foi adiado várias vezes, também devido a problemas de plataforma de software.
Ao mesmo tempo, a Volkswagen ainda não esclareceu se irá dedicar uma nova fábrica em Wolfsburg para sua produção ou se as linhas de produção existentes em certas fábricas serão reequipadas.
Possíveis tópicos de discussão
Há, entretanto, muitos outros tópicos sobre a mesa, começando com os próximos modelos da Volkswagen. Entre eles, o lançamento do ID.7 nos próximos meses, antecipado por seu conceito mostrado na CES em Las Vegas, enquanto mais tarde será a vez do Golf elétrico e do Tiguan, que desempenharão um papel fundamental na evolução das vendas de veículos elétricos para a marca.
Com toda a probabilidade, ficará claro em 14 de março se a Volkswagen continuará ou não a corrida do hidrogênio. A este respeito, Thomas Schafer (o número um da marca) já declarou que é uma solução "não competitiva" em comparação com a energia elétrica, pelo menos no que diz respeito aos automóveis.
Finalmente, sabemos que a empresa está trabalhando em baterias novas, menos eficientes, mas mais baratas, para tentar manter os preços dos carros elétricos em níveis mais baixos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.2: O carro elétrico compacto que será um divisor de águas
Brasil vende mais eletrificados plug-in que o resto da América Latina
Volkswagen ID.4 pode ser comprado no Brasil por R$ 309.760
Geely E5: SUV elétrico é flagrado no Brasil e deve chegar em 2025
Volkswagen Golf elétrico: O que esperar da nova plataforma SSP
BYD ultrapassa Toyota nas vendas de carros elétricos no Japão em 2024
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico