No final de janeiro, o CEO da marca VW Thomas Schäfer demitiu seu diretor de design Jozef Kaban e contratou o ex-chefe de design da Bentley Andreas Mindt. Em apenas alguns dias no cargo, o novo designer deverá apresentar projetos para um ID Tiguan em março, que deverá ser lançado em 2026, relata a Automobilwoche, citando fontes do grupo.

Afirma-se que Schäfer achou os projetos de Jozef Kaban muito bem comportados e não suficientemente distintos. Em particular, o ID. Life (que deve entrar em produção em série em 2025 como ID.2) não era do agrado de Schäfer; e Kaban foi supostamente convidada a redesenhá-lo. O carro deveria parecer mais "moderno".

Josef Kaban com o VW ID. Conceito de vida

Mas Schäfer também estava insatisfeito com o projeto de Kaban para o Trinity, afirma-se. Um esboço teaser do carro, que deveria ser lançado em 2026, foi mostrado pelo predecessor de Schäfer, Ralf Brandstätter, em março de 2022. Mas Schäfer, que sucedeu Brandstätter em 1 de julho, não gostou do estilo.

Em vez de um sedã plano com formas aerodinâmicas, Schäfer queria um crossover. Mas o Trinity não entrará em produção em série até 2028 ou mesmo mais tarde por causa dos problemas de software conhecidos.

VW Trinity (modelo de quadro de grade) do manuscrito do discurso incendiário em 16 de março de 2022

Mas o assunto é mais urgente com o VW ID.7. Schäfer também supostamente não estava muito satisfeito com este projeto, mas por causa do planejamento avançado, ele acabou aceitando. Afinal, o carro está programado para estrear em meados de 2023.

Em geral, um VW deve se parecer com um VW novamente e visualmente se destacar mais claramente da concorrência. E o design deve "despertar emoções", exige Schäfer. Ao imaginar o novo design, o chefe da marca disse em novembro: "Mais escultura, precisão, menos formas redondas". Depois que Kaban aparentemente não queria ou não podia atender às expectativas de Schäfer, ele foi substituído em 1 de fevereiro. Mindt agora deveria fazer melhor.

VW ID.3 (modelo pré-facelift)

A família ID foi um grande sucesso com seu novo visual, disse Schäfer no ano passado à margem da feira em Los Angeles. Mas agora a VW deve voltar aos valores da marca. Transformar um ícone de marca no futuro de tempos em tempos (como acontece com o ID. Buzz) é bom, mas a Volkswagen não deve confiar apenas no design retrô.

Novo designer-chefe da VW, Andreas Mindt

O ID Tiguan, que está planejado para 2026, provavelmente mostrará como será tudo isso, de acordo com o artigo. O carro não terá um visual de identificação típico, mas será mais orientado para o modelo do motor de combustão. É destinado à parte da clientela que não gosta do visual de identificação. Schäfer não dá muito tempo ao novo designer para seus projetos: como mencionado, Andreas Mindt deverá apresentar os primeiros rascunhos em março.