O Volkswagen Golf será um carro elétrico em sua próxima geração, conforme o anúncio recente de Thomas Schafer, CEO da Volkswagen. Previsto para chegar ao mercado em 2025, o chamado ID Golf será o primeiro modelo da montadora alemã montado na plataforma MEB-Plus.

Mas agora, uma reportagem do Autocar trouxe mais detalhes sobre os planos para o hatchback. E de acordo com o que o site britânico apurou junto à fontes ligadas à Volkswagen, o projeto que daria origem ao VW ID.2, na verdade será o recentemente confirmado ID. Golf

VW ID.life (2021)

VW ID. Life: design com estilo retrô do conceito não agradou

Inicialmente, o ID.2 estava mais para um compacto, similar a um Polo ou T-Cross, mas com as mudanças no projeto e 'reencarnação' do Golf, ele pode ficar um pouco maior, algo em torno de 4,25 metros de comprimento, com a vantagem do amplo espaço interno, graças ao entre-eixos mais longo, mérito da plataforma dedicada. 

A MEB Plus é na verdade uma versão atualizada da MEB, que terá novidades como a adoção de baterias prismáticas LFP, além de maior potência de carregamento, com até 200kW, entre outras melhorias. 

Cupra Urbana Rebelde

Conceito Cupra Urban Rebel adianta como será o design dos próximos carros elétricos compactos da VW

E o nome ID Golf foi uma decisão recente. Antes, considerava-se utilizar esse nome para a atualização do ID.3, algo que foi descartado no final, deixando o tradicional nome Golf reservado para um modelo diferente. 

Falando de design, se antes o ID.2 seria um modelo baseado no ID Life, um conceito de carro elétrico com estilo retrô, agora essa proposta foi descartada. A ideia agora é apostar em linhas mais convencionais e agressivas, a exemplo do que vimos no estudo Urban Rebel Concept, algo que está sendo desenvolvido pela equipe de designers sob a direção do novo diretor de design da Volkswagen, Andreas Mindt.

VW ID.X - conceito de versão esportiva do ID.3

VW ID.X - conceito de versão esportiva do ID.3

Ainda de acordo com a matéria, o Golf ID será oferecido na configuração de um motor elétrico no eixo dianteiro. Ou seja, nada de tração integral, pelo menos não inicialmente. Tração nas quatro rodas ficará para um segundo momento, e virá acompanhada da sigla GTI, que voltará à cena. 

O futuro ID Golf deverá ser produzido na fábrica da Seat em Martorell, na Espanha. Nesse movimento, as especulações anteriores de que a Volkswagen estava se preparando para produzir o ID.2 na China foram descartadas pelo diretor das operações chinesas da empresa, Brandstätter. 

Com previsão de estrear no mercado em 2025, o ID Golf terá preço inicial na casa dos 22.500 euros na Europa, cerca de R$ 125.000 em uma conversão direta de moeda. Ou seja, a Volkswagen quer um carro elétrico bastante competitivo para encarar os rivais que surgirão pelo caminho até lá.

Fonte: Autocar