Veja o Model Y sendo produzido na "velocidade Tesla" em Xangai - vídeo
Montadora pode construir um Model Y na China em apenas duas horas e meia, o que é impressionante
Um vídeo recente publicado pela New China TV nos mostra dentro da Giga Shanghai em meio à produção do Tesla Model Y. O vídeo é na verdade uma entrevista que está acontecendo em segundo plano enquanto as câmeras rolam na fábrica de veículos elétricos altamente eficiente na China.
A Tesla é conhecida por suas técnicas de produção de ponta e, recentemente, até mesmo a Toyota se deu conta disso. O CEO Elon Musk disse em várias ocasiões que a liderança da Tesla sobre outras montadoras de automóveis virá principalmente de sua vantagem de produção. A empresa abriu recentemente duas novas fábricas, uma na Alemanha e outra no Texas, e acaba de anunciar outra que está chegando ao México.
A fábrica principal da Tesla ainda está ativa em Fremont, Califórnia, embora a Giga Shanghai, na China, seja sem dúvida a fábrica mais importante e bem-sucedida da montadora até hoje. Ela não só produz veículos elétricos para o mercado interno, que é o maior do mundo, mas também para exportação.
Há todos os tipos de detalhes importantes no vídeo de quase 30 minutos. Entretanto, o foco principal é o "Tesla Speed". Mais especificamente, aprendemos quão rapidamente Tesla pode produzir o veículo elétrico mais popular do mundo, o Tesla Model Y.
Durante o vídeo, o apresentador pergunta quanto tempo leva para a Tesla construir um SUV elétrico Model Y na fábrica da China. Alegadamente, leva cerca de duas horas e meia desde a primeira etapa até o final da montagem final. O funcionário da Giga Shanghai na entrevista em vídeo compartilha:
"Penso que da primeira seção até a última, leva cerca de duas horas e meia para terminar todas as seções".
Embora isso possa parecer muito tempo desde que você provavelmente já ouviu dizer que os carros saem da linha de montagem a cada poucos minutos em algumas montadoras, não é a mesma coisa. Esses números não incluem todo o processo do início ao fim, o que normalmente pode levar uma média de 18 a 35 horas por veículo.
A Tesla já parece ter uma vantagem enorme sobre a maioria das montadoras quando se trata de fabricação, e está constantemente acelerando suas fábricas e construindo outras mais. A montadora ainda não chegou nem perto de mudar sua linha para a nova técnica com as 'giga-prensas' e pacotes de baterias estruturais, que melhoram exponencialmente a velocidade. Além disso, a Tesla já está trabalhando em uma plataforma nova e menor que custará muito menos para construir e irá acelerar significativamente o processo de fabricação.
Segundo o site Teslarati, com base em uma nota interna compartilhada pela Reuters, a Tesla China tem como objetivo aumentar a produção na Giga Shanghai para 20.000 EVs por semana com efeito imediato. Se conseguir, o fabricante de EV poderia produzir cerca de 80.000 EVs Model 3 e Model Y por mês para consumo doméstico e global.
Fonte: New China TV (YouTube) via Teslarati
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla: exemplo para fabricantes tradicionais simplificarem a montagem
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Bateria do carro elétrico sofre mais com o calor do que com o frio