A Honda definiu sua estratégia para acelerar a transição ecológica nos Estados Unidos. Tudo girará em torno do complexo com sede em Ohio, onde o novo polo de mobilidade elétrica será construído. Lá, a montadora japonesa iniciará a produção de carros elétricos a partir de 2026.
Mas a Honda estabeleceu uma reorganização mais profunda de sua estrutura organizacional na América do Norte, que será apoiada com um investimento de 700 milhões de dólares.
Como mencionado, a primeira fábrica dedicada à construção de carros elétricos nos EUA será a localizada em Ohio e, mais precisamente, em Marysville. Chama-se MAP (Marysville Auto Plant) e abriu as suas portas em 1982.
Marysville em breve sediará os primeiros cursos de treinamento para funcionários, que poderão abraçar a mudança para emissões zero. As duas linhas de produção atuais serão atualizadas a partir de janeiro de 2024 e, assim, poderão passar da construção de carros a combustão e híbridos que agora está ocorrendo para a dedicada a carros 100% elétricos.
Olhando para as outras fábricas ativas que a Honda tem nos Estados Unidos, a montadora já decidiu como prepará-las para o futuro. Na Geórgia, por exemplo, a fábrica TMP-G (abreviação de Transmission Plant) será renovada com a ajuda de um fornecedor não identificado para a construção de powertrains para carros de emissão zero. Serão produzidos motores, inversores e componentes eletrônicos.
A Indiana Auto Plant, por exemplo, apoiará a de Ohio e acomodará a produção de modelos não elétricos – incluindo o Honda Accord – a partir de 2025, precisamente para permitir que a Marysville Auto Plant se concentre em carros de emissão zero. A Alabama Auto Plant fará o mesmo para os motores que atualmente são construídos pela Anna Engine Plant, também com sede em Ohio.
Além disso, a Honda também está se mudando para os EUA por meio de uma série de parcerias com outras empresas de mobilidade elétrica. Também em Ohio, uma Gigafactory da joint venture com a LG Energy Solution será construída, enquanto graças a uma colaboração com a General Motors, as duas empresas iniciarão a produção de carros elétricos em sinergia a partir de 2027.
Desta forma, a empresa japonesa, que pretende tornar-se neutra em carbono até 2050 e que se prepara para inaugurar uma divisão dedicada exclusivamente a carros elétricos, terá a produção exclusiva de carros de emissão zero em 2040.
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