O Grupo Volkswagen, que possui várias marcas como Volkswagen, Audi, Porsche, Bentley e Lamborghini, anunciou que planeja gastar a bagatela de US$ 193 bilhões até 2027 para tornar seus modelos elétricos melhores e mais confiáveis, bem como expandir-se em mercados como a América do Norte e a China.
Em comparação com sua última atualização anual, o Grupo Volkswagen aumentará os gastos em 13%, com o maior volume do investimento - 68% - migrando para os veículos elétricos e desenvolvimento de software, e com o grupo esperando que 1 em cada 5 veículos vendidos no mundo todo tenha um trem de força totalmente elétrico até 2025.
Vale lembrar que a VW teve um início problemático para o desenvolvimento de software EV, com o grupo chegando ao ponto de retirar seu presidente anterior, Herbert Diess, de sua posição por causa dos constantes atrasos e contratempos que forçaram a Porsche, Audi e Bentley a adiar a introdução de novos produtos, tais como o Macan EV de próxima geração e o Projeto Artemis da Audi.
A unidade de software da Cariad ultrapassou o orçamento e sofreu uma perda operacional de US$ 2,1 bilhões no ano passado, mas a VW agora diz que está na fase final de desenvolvimento de software de alto desempenho destinado a suas marcas premium e de luxo que poderiam então ser aplicadas em toda a empresa, inclusive para marcas de nível básico a médio prazo.
"Estabelecemos metas claras e ambiciosas e tomamos as decisões necessárias para agilizar os processos", disse o atual CEO Oliver Blume durante a coletiva de imprensa anual do fabricante de automóveis na terça-feira. Este ano "será um ano decisivo para executar metas estratégicas e acelerar o progresso em todo o grupo", acrescentou Blume.
No início desta semana, a Volkswagen anunciou que vai construir uma fábrica de baterias para veículos elétricos no Canadá, sua primeira fora da Europa, e planeja investir US$ 2 bilhões em uma nova fábrica na Carolina do Norte, onde os novos modelos Scout serão montados.
A VW também está investindo na China, seu maior mercado, em uma tentativa de ter um impacto maior nos modelos locais e impedir um deslize na fatia de mercado, especialmente na frente do EV.
No ano passado, o Grupo Volkswagen entregou 572.100 veículos elétricos em todo o mundo e viu o lucro aumentar em toda a linha, com a Porsche administrando uma impressionante margem de lucro de 18,6%, que deverá ser ainda maior nos próximos anos, já que a marca de carros de luxo planeja aumentar significativamente seus preços este ano.
Fonte: Volkswagen
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