A Volkswagen divulgou as primeiras fotos oficiais do estudo que é a prévia do Volkswagen ID.2. O modelo é tido como o tão aguardado carro elétrico acessível da montadora alemã, e que promete herdar a herança do Golf junto aos clientes da marca. 

Chamado ID.2 All, ele antecipa o carro elétrico que será posicionado abaixo do ID.3 e chegará à Europa em 2025 tendo como principal argumento um preço de entrada inferior a 25.000 euros, ou cerca de R$ 140.000 em uma conversão direta de moeda.

Galeria: Volkswagen ID.2 all

Olhando para as fotos, fica claro que este se trata de um modelo mais próximo da versão de produção, diferentemente do conceito ID. Life, que foi apresentado em 2021 na Alemanha e ousou mesclar elementos retrô que não agradaram ao público e nem aos executivos da própria Volkswagen.

No entanto, o interior do estudo traz um item bem interessante: um quadro de instrumentos com opção de display que não deixará os fãs mais nostálgicos da marca indiferentes. 

Enquanto o design parece mais familiar aos fãs da Volkswagen, o ID.2 All, quando chegar à versão de produção, terá a dupla missão de ser um sucessor do Golf, nome que pode ele pode carregar, e ao mesmo tempo ampliar substancialmente as vendas de carros elétricos da Volkswagen para um patamar que o ID.3 não atingiu por diversos motivos. 

Volkswagen ID.2all

E voltando ao tema principal, que é o fato de ser um carro elétrico acessível, o ID.2 (ou Golf elétrico, quando ficar pronto) será vendido por um preço inicial na faixa de 25.000 euros, o que, de fato, o coloca mais próximo do Golf que é vendido na Europa, e até um pouco abaixo. 

Com 4,05 metros de comprimento, também será mais curto que o famoso compacto. Mas aproveitando uma distância entre eixos de 2,6 metros (o Golf chega a 2,63) e as menores dimensões dos componentes, ele terá maior habitabilidade, como também mostram os dados sobre a capacidade do porta-malas, igual a 490 litros, um número muito acima dos hatches médios de hoje.

Volkswagen ID.2All interno

Volkswagen ID.2All

E diferentemente do ID.3, que foi lançado em 2019, o ID.2 chegará ao mercado em um momento onde os carros elétricos estarão vendendo muito mais do que hoje. No entanto, a concorrência nessa faixa será forte: Tesla, Renault, Peugeot, Citroën e Fiat, entre outras marcas de volume estarão na briga. 

Tecnicamente, o ID.2 será equipado com um motor elétrico montado no eixo dianteiro capaz de entregar 226 cv de potência, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km/h. 

Além do bom desempenho, o carro elétrico da Volkswagen traz bons números de alcance, com 450 km declarados pelo ciclo WLTP e tempos de carregamento da bateria de apenas 20 minutos (para ir de 10% a 80%) em carregadores rápidos. No entanto, ainda não foi divulgado a capacidade da bateria, nem a química e o formato que serão utilizados.

Pelos dados iniciais e proposta, o futuro VW ID.2 parece ser uma boa aposta que estará no mercado em 2 anos. Será que ele cumprirá a missão de ser o sucessor elétrico do Golf e ampliar as vendas de elétricos da Volkswagen? Será que até lá a VW já terá estabelecido uma linha de carros elétricos aqui no Brasil, incluindo esta interessante opção?